Igreja tem esperança na Cúpula sobre Mudanças Climáticas
A CIDSE (Aliança de Agências Internacionais Católicas pela Justiça Global) e a Caritas Internacional esperam que a próxima cúpula sobre alterações climáticas, que se inicia em Doha, no Qatar, em 26 de novembro, traga mudanças significativas nos campos da sustentabilidade ambiental e da dignidade humana.
As duas organizações, que representam cerca de 180 agências católicas de cooperação para o desenvolvimento, chamam a atenção para a necessidade de “reduzir ainda mais a emissão de gases com efeito estufa” e “de apoiar financeiramente as comunidades atingidas pelas mudanças climáticas”.
Bernd Nilles, secretário-geral da CIDSE, critica a “pouca ambição” dos países que têm poder para responder a estes problemas.
“É urgente implementar cortes mais profundos nas emissões de gases e desenvolver economias verdes e sustentáveis que protejam as populações mais vulneráveis de condições meteorológicas adversas e salvaguarde o futuro das novas gerações” - sustenta Nilles.
A cúpula de Doha, promovida pela Organização das Nações Unidas, terá duração até 7 de dezembro e pretende lançar as bases para um “compromisso mais ambicioso e juridicamente vinculativo” no âmbito da redução das emissões com efeitos de gás estufa - refere a Euronews.
Fonte: CNBB