Igrejas na África Central: "Ano da Fé é 'kairós'"
A celebração do Ano da Fé, convocado por Bento XVI para comemorar o cinquentenário do Concílio Vaticano II, e a busca de uma solução para a República Democrática do Congo, devastada pelas violências dos rebeldes do M23: estes foram os temas da Assembleia da Associação das Conferências da África Central, ACEAC, encerrada neste domingo.
O encontro se realizou no Burundi, em Muyinga, durou três dias e reuniu bispos de Burundi, República Democrática do Congo e Ruanda.
A nota divulgada no final dos trabalhos, afirma que o Ano da Fé representa um ‘kairós’, um momento de graça favorável para aprofundar a fé e direcionar-se à santidade. Neste contexto, diante da situação precária de guerra e insegurança na República Democrática do Congo, a Aceac quer celebrar ações pastorais comuns e levar solidariedade às vítimas do conflito armado, especialmente nos campos de refugiados na RDCongo, Burundi e Tanzânia.
Os bispos afirmam que “embora os países da ACEAC estejam em guerra, suas Igrejas não o estão”, e lembram o projeto de instituir uma plataforma comum para promover a paz, a justiça e a reconciliação.
Fonte: Rádio Vaticano