Cadastre-se para receber novidades
Notícias » Notícias » Notícias » Notícias » Conselho Permanente discute pe...
A↑AA↓

Conselho Permanente discute pesquisa sobre perfil do presbítero e curso para formadores

Por: Família Missionária

O perfil do presbítero brasileiro foi tema de debate na reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve início ontem, 10, em Brasília, e prosseguirá até amanhã, 12.

Os bispos refletiram sobre a elaboração de uma proposta de pesquisa a respeito do perfil do presbítero no Brasil. De acordo com o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “o primeiro momento seria de diálogo para ver como proceder e fazer uma proposta concreta sobre a pesquisa”, que estará sob responsabilidade da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, presidida por dom Pedro Brito. Durante o debate, os bispos apresentaram questões que devem ser levantadas na pesquisa, que quando pronta deverá será aprovada pelo Conselho Permanente.  Segundo dom Pedro Brito, uma pesquisa semelhante foi feita há mais de 15 anos, por isso a importância de fazer esta atualização

Outro assunto em pauta, e que também deverá passar pela aprovação do Conselho Permanente, diz respeito à formação de formadores de seminários. O Conselho discute a proposta de um curso de formação permanente, com duração de dois anos. Os encaminhamentos também estão a cargo da Comissão para os Ministérios Ordenados, que já tem uma reunião prevista com especialistas na área para discutir como deverá ocorrer esta formação. “A formação é uma prioridade para o papa Francisco. Estamos apostando que não dá mais para improvisar formadores. Por isso, a necessidade de um curso destinado aqueles que formam o clero”, explica dom Pedro.

Avaliação

Ontem, 10, o Conselho Permanente fez uma avaliação da 52ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 30 de abril a 9 de maio, em Aparecida (SP). Foram avaliadas questões como os temas discutidos no evento, a metodologia e a estrutura da Assembleia. 

Fonte: CNBB

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on