Cadastre-se para receber novidades
Notícias » Notícias » Notícias » Notícias » Um Amor muito grande! - Famíli...
A↑AA↓

Um Amor muito grande! - Família Missionária

Por: Família Missionária

 

No ultimo final de semana de abril um grupo de 30 católicos brasileiros e portugueses das comunidades de Crystal Palace e de Willsdeen, duas das seis da Capelania Católica Brasileira em Londres, peregrinaram rumo à Turim na Itália para visita ao Santo Sudário que desde o dia 19 de abril até 24 de junho estará exposto no Duomo . Desde que chegou a cidade de Turim, no século XVI, o manto de linho de quase cinco metros que cobriu o corpo de Cristo morto após a crucifixão foi exposto à visitação em apenas dez ocasiões.

Ficamos hospedados no Arsenal da Paz, uma ex - fábrica de armas que graças a ajuda de milhares de pessoas, incluindo jovens e crianças é hoje uma grande obra a serviço da Paz e da acolhida aos mais necessitados. 

Fundado em 1964 por Ernesto Olivero e Maria Cerrato para derrotar a fome e as injustiças sociais no mundo, o Sermig- Servizio Missionario Giovanni  possui além do Arsenal da Paz em Turim, outras duas grandes obras:  o Arsenal da Esperança em São Paulo- Brasil e o Arsenal do Encontro em Madaba -Jordania. 

Hospedar-se num lugar que tem como lema” A Bondade desarma" fez toda a diferença na nossa peregrinação. Foram três dias de intensa espiritualidade vivida através da acolhida naquela hospedaria, das histórias dos santos e das muitas igrejas e relíquias visitadas, até do próprio relacionamento entre os membros do grupo e claro, da experiência pessoal de cada um com o Santo Sudário. 

Nossa visita coincidiu também com outros acontecimentos marcantes, o Bicententenário de D.Bosco ,a celebração dos 50 anos de matrimônio de Ernesto e Maria lembrado numa missa belíssima na igreja Maria Mãe dos Jovens no Arsenal, o dia da Liberdade que se comemora em 25 de abril como marco dos 70 anos de fim do fascismo na Itália e o clássico jogo de futebol entre dois times rivais, Torino e Juventus. Após duas décadas de jejum, Torino ganhou de dois a um na disputa. 

Sem falar da excelente gastronomia, Turim oferece muitas atrações além do segmento religioso: museu do automóvel, do cinema, do Egito etc . A cidade já está na expectativa da visita do Papa Francisco em junho. Na praça central em frente a Catedral, uma grande tenda foi montada para atender os peregrinos nas confissões.

No domingo, nos unimos as duzentas e cinquenta famílias, da Fraternidade da Esperança que também foram para ver o linho que cobriu o corpo ferido de Nosso Senhor Jesus Cristo. Antes de sairmos em caminhada fizemos uma oração coordenada pelo padre local . Após a leitura da palavra fomos convidados a lembrar da nossa motivação pessoal interior que nos trouxe até ali e pela qual gostaríamos de pedir e oferecer a nossa visita.

Identificados por duas bandeiras do Brasil, pelas ruas de Turim, às margens do Rio Pó, os brasileiros puxaram o canto “Me chamaste para caminhar a vida contigo...” Depois em silencio continuamos todos até o Duomo. Quando chegamos no local, as pessoas eram divididas em grupos pequenos e entravam numa sala anterior a principal para assistirem a um vídeo explicativo em várias línguas. Finalmente, pouco a pouco, todos entram na sala central para ver de perto o Santo Sudário. Não tem como não sair tocado depois de estar diante daquela lembrança da ressurreição de Cristo. Foi um momento emocionante. Ver de perto as marcas da flagelação, do açoite, dos espinhos e do sangue mesmo que por poucos minutos, mexem com a fé da gente! “Olhando aquele tecido, me senti como as mulheres no sepulcro naquela manhã da ressurreição”, disse Neide de Fátima Foltran,51,da Comunidade de Willsdeen.

O Santo Sudário foi o ponto alto da peregrinação. Quanto sofrimento Jesus foi capaz de suportar para nos salvar e como é imenso o amor de Deus-Pai por cada um de nós, seus filhos. No nosso dia a dia, nos nossos relacionamentos Deus nos dá a oportunidade de sermos pequenos sinais do seu amor. Foi o que sentimos na acolhida que tivemos no Arsenal através das pessoas dos Diáconos Simone Bernardi, Lorenzo  Nacheli e do casal consagrado Antenor e Angela Rovida. Foi sem dúvida, uma grande lição de amor que contagiou a todos! O carinho, a companhia, o cuidado com os detalhes fizeram a diferença e possibilitaram vivenciar o amor autêntico que deve existir no coração do peregrino.

“Nossa peregrinação foi fantástica e inesquecível. Obrigado Senhor por tudo que vi e vivi em Turim.” Disse  emocionado Roberto Nicoletti,37.

Equipe Família Missionária

 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on