Cadastre-se para receber novidades
Notícias » Notícias » Notícias » Notícias » Cardeal Koch e a realidade do ...
A↑AA↓

Cardeal Koch e a realidade do ecumenismo

Por: Família Missionária

Nos dias passados o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos Cardeal Kurt Koch, fez uma conferência em Roma sobre a realidade atual do ecumenismo.

Nos últimos anos e decênios, disse o purpurado, registraram-se muitas mudanças. Em muitas Igrejas retorna uma reflexão sobre a própria identidade confessional e isso pode representar uma grande vantagem, porque para conduzir o diálogo é necessário ter a consciência de uma identidade clara. Um segundo desafio – destaca ainda o Cardeal Koch -, consiste no fato de que temos conceitos diferentes de “unidade” e isso torna difícil a tarefa.

Outro desafio é que há um forte crescimento dos movimentos pentecostais, que representam uma nova realidade em todo o mundo e constituem já o segundo movimento, em ordem de grandeza, depois da Igreja Católica. Seria necessário quase falar de uma “pentecostalização” do ecumenismo.

Uma quarta mudança – concluiu o cardeal – está no fato que há questões éticas controversas entre as mesmas Igrejas, a chamada questão antropológica: hoje estamos diante do desafio de ter que desenvolver uma antropologia ecumênica, uma nova doutrina do homem. (SP)

 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on