Cadastre-se para receber novidades
Notícias » Notícias » Notícias » Notícias » Conclui-se com um apelo visita...
A↑AA↓

Conclui-se com um apelo visita à Terra Santa de bispos ocidentais

Por: Família Missionária

Uma delegação de bispos católicos da Europa e América do Norte concluiu na quinta-feira, dia 12, uma visita de cinco dias à Palestina e a Israel, manifestando-se contra a “ocupação e insegurança, o medo e a frustração” que afetam as populações.

A Coordenação da Terra Santa, entidade que visita a região desde 1998, emitiu um comunicado, no qual se manifesta a solidariedade dos episcopados ocidentais para com a comunidade cristã e se apela ao diálogo. Os líderes políticos são desafiados a mostrar “coragem, determinação e criatividade” para responder aos anseios da maioria da população a uma coexistência pacífica. “Ouvimos e fizemos nossa esta convicção: ser pró-israelense deve significar também ser pró-palestino. Isto quer dizer ser pró-justiça para todos, cujo fruto certo é uma paz duradoura”, lê-se na declaração conclusiva da visita, iniciada no último sábado.

Para os nove bispos signatários da mensagem, o diálogo na região está “ameaçado e minado pelo extremismo e a intolerância”, mas os pastores dedicam também uma palavra aos “sinais de esperança” que dizem ter “ouvido e visto este ano”. “Reconhecemos o progresso que tem sido feito nas negociações entre Israel e a Santa Sé, desejando uma rápida resolução”, acrescenta o documento.

A respeito destas negociações, o Núncio Apostólico, Dom Antonio Franco, disse à Rádio Vaticano que estão em causa questões fiscais e a utilização do Cenáculo, local onde segundo a tradição católica se realizou a Última Ceia de Jesus com os seus apóstolos. “Estamos tentando obter um acordo, porque o Cenáculo e o Santo Sepulcro são os tesouros mais preciosos que temo, como memória da vida de Jesus”, referiu o arcebispo italiano.

O Patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, lançou, por sua vez, um desafio aos católicos do resto do mundo: “Se cada diocese assumisse o compromisso de oferecer uma casa a uma família cristã na Terra Santa, teríamos por certo a possibilidade de dar a muitos jovens a oportunidade de permanecer aqui e evitar a tentação de emigrar”, finalizou. (SP)

 

 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on