Cadastre-se para receber novidades
Notícias » Notícias » Notícias » Notícias » Santa Sé adere à Convenção da ...
A↑AA↓

Santa Sé adere à Convenção da ONU contra “crime organizado transnacional”

Por: Família Missionária

A Santa Sé aderiu à convenção da ONU contra o “crime organizado transnacional” e à convenção internacional para a “repressão do financiamento do terrorismo”. A entrega dos acordos decorreu quarta-feira, na sede das Nações Unidas de Nova Iorque, Estados Unidos da América, pela mão do arcebispo Francis Chullikat, observador permanente da Santa Sé. Além destes documentos, foi ratificada a Convenção das Nações Unidas contra o tráfico de drogas, por parte da Santa Sé.
O secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Dominique Mamberti, declarou, numa nota informativa, que esta decisão “quer ser um reconhecimento acrescido, por parte da Santa Sé, do empenho concreto com o qual a comunidade dos Estados previne e combate gravíssimas atividades criminosas”. Por outro lado, acrescenta, as adesões do Vaticano “tornam a luta contra o terrorismo, a lavagem de dinheiro, o narcotráfico e também a criminalidade organizada transnacional ainda mais determinada”.
D. Dominique Mamberti recorda ainda que a Santa Sé adota “os mais rigorosos parâmetros normativos” internacionais em matérias de combate ao financiamento do terrorismo e ao branqueamento de capitais. Em causa estão “instrumentos de cooperação internacional mais transparentes e sanções mais elevadas para a violação das leis”. “Este tipo de cooperação internacional poderá, no futuro, ser também benéfica para prevenir e combater graves ofensas à vida e à liberdade religiosa de qualquer ser humano”, conclui a declaração do responsável da diplomacia do Vaticano.
 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on