Cadastre-se para receber novidades
Notícias » Notícias » Notícias » Notícias » Campanha da Fraternidade: Saúd...
A↑AA↓

Campanha da Fraternidade: Saúde e Salvação para todos

Por: Família Missionária

Costumamos dizer que “a saúde é tudo”. Em várias línguas, salvação e saúde são a mesma coisa. Aqui está uma sabedoria de vida mais profunda do que imaginamos. A saúde é um bem fundamental. Enquanto temos saúde quase nem percebemos. Só quando aparecem os problemas as coisas mudam. Mas às vezes vamos levando, até à hora em que não há mais jeito. Na juventude ligamos menos para a saúde. Mais tarde a gente acaba pagando por este erro. Pois é sábio aquele provérbio popular: prevenir é melhor do que remediar!

Mas o que é ter saúde?
 

Saúde não é simples ausência de doenças. Também não quer dizer não ter limitações, pois estas fazem parte de nossa vida. Ela é sempre relativa, isto é, está relacionada com a fase de vida em que nos encontramos. Cada fase tem suas potencialidades e suas limitações. A Organização Mundial da Saúde define a saúde humana basicamente como bem estar. Entretanto há condições para se estar bem. A saúde física é importante, mas não é tudo. Além desta precisamos de boas condições mentais, espirituais, sociais e ambientais. São dimensões básicas em que nossa vida se realiza. O vigor mental e espiritual depende muito do indivíduo. Mas a esfera social e ambiental interfere também radicalmente em nossas condições individuais de saúde.
 
 
 Percebemos então que a saúde é um bem individual e social. Ou seja, que ela depende do ar que respiramos; e este ar pode estar poluído por nós mesmos. E aí vem a questão dos esgotos nos rios, dos agrotóxicos nos alimentos. Há costumes atuais e mesmo instrumentos que podem ser prejudiciais à saúde. Até o uso frequente do celular pode estar relacionado com o câncer. E a mentalidade violenta e competitiva que estressa a nossa vida?Em meio a tudo isso, se constrói a saúde pública como um bem que requer responsabilidade. Por ela cuidamos para que a saúde seja um bem de todos. Já existem boas iniciativas políticas e governamentais neste sentido. Mas esta consciência ética precisa crescer. A Campanha da Fraternidade de 2012 é um grande passo nesse caminho. Pela fé cristã, nossa vida e a vida dos outros estão entrelaçadas sob todos os aspectos. Não há salvação sem o amor ao próximo. A saúde é um ponto do encontro vital com a salvação.

Fonte A12 

 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on