Cadastre-se para receber novidades
Notícias » Notícias » Notícias » Notícias » Encontro do Papa com Fidel Cas...
A↑AA↓

Encontro do Papa com Fidel Castro em Havana

Por: Família Missionária

Bento XVI e o antigo líder cubano Fidel Castro reuniram-se na Nunciatura Apostólica em Havana, à porta fechada, durante cerca de meia hora.
Em conferência de imprensa, o director da sala de imprensa da Santa Sé referiu que a reunião foi “muito cordial” e abordou questões da atualidade mundial, temas de ciência, cultura e ecologia.
O Papa manifestou a sua alegria por estar em Cuba, manifestando a sua gratidão pelo acolhimento recebido, segundo o padre Federico Lombardi.
Fidel Castro manifestou-se sobre a beatificação de Madre Teresa de Calcutá, tendo colocado perguntas sobre as mudanças na liturgia católica e sobre o papel do Papa, a quem assegurou que acompanhou esta viagem através da televisão.
Ambos brincaram com a sua idade e Bento XVI, que em abril completa 85 anos, disse ser um “ancião” que ainda faz o seu trabalho.
O Papa falou das suas viagens, dos encontros com as populações e prometeu enviar livros a Fidel Castro, que lhe pediu textos para aprofundar a temática da relação entre fé e razão.
O antigo presidente cubano falou das dificuldades nos tempos atuais, para a humanidade, e Bento XVI aludiu à ausência de Deus.
Com o Papa estiveram ainda a mulher e as duas filhas de Fidel Castro.
O encontro decorreu pouco depois de Bento XVI ter apelado "à liberdade religiosa em Cuba, na missa final da sua visita de três dias ao país, afirmando que esta ilha precisa de mudanças e "transformação social".
Fidel Castro revelara ter solicitado ao Papa “uns minutos do seu ocupado tempo”, assinalando que a resposta positiva lhe chegou através do ministro dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodríguez, segundo o qual Bento XVI ficaria agradado com "este modesto e simples contacto”.
O Papa, que completa 85 anos em abril, termina hoje a sua segunda viagem à América Latina, iniciada na sexta-feira com uma visita ao México, tendo-se seguido, desde segunda-feira, a ilha de Cuba.

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on