Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Dia do Vovô e da Vovó - Dom Ca...
A↑AA↓

Dia do Vovô e da Vovó - Dom Canísio Klaus

Por: Família Missionária

No dia 26 de julho, junto com a festa de São Joaquim e Santa Ana, os avós maternos de Jesus Cristo, comemoramos o Dia do Vovô e da Vovó. É o dia em que muitas creches e escolas fazem programações especiais para aproximar os avós das crianças. É também o dia em que muitas comunidades realizam celebrações especiais para reverenciar aquelas pessoas que fizeram a história da Igreja local.

Como bispo, não deixo de perceber a grande importância que os avós tem na manutenção e transmissão da fé. Muitas pessoas certamente não seriam batizadas se não fosse o incentivo dos avós. Muitas outras não fariam a primeira comunhão e não buscariam o sacramento do matrimônio sem este incentivo. Em muitas famílias se mantém o costume da oração antes das refeições graças à insistência dos avós. São eles que ensinam, para muitas crianças, as primeiras orações e lhes apresentam os símbolos da fé cristã. É por isso que no Diretório Nacional da Catequese se diz que “é preciso valorizar a religiosidade transmitida especialmente pelas avós” (n°239). Junto com isso, reconhecemos que muitas comunidades ficariam fragilizadas em suas lideranças sem a decidida participação dos avós. Muitos deles são ministros nas comunidades, integram os grupos de canto, zelam pelas capelinhas de Nossa Senhora, coordenam o serviço da caridade, dinamizam a Pastoral Vocacional e atuam na catequese.
 
Na Conferência de Aparecida, os bispos da América Latina e do Caribe afirmaram que “Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos. As crianças porque levarão adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas” (DA, 447). Na soma de uns e outros, além do futuro da humanidade, também se encontra o futuro da Igreja.
 
Por ocasião das comemorações do Dia dos Avós, saudamos com muito carinho a todas as vovós e a todos os vovôs. Nossas comunidades, além da gratidão que lhes devem, tem muito a aprender com vocês. Por isso os convidamos a também se integrarem na caminhada da 11ª Assembléia Diocesana de Pastoral, ajudando assim a nossa Igreja Diocesana a encontrar o jeito de evangelizar crianças, jovens e adultos em fidelidade às tradições do passado e aos clamores do mundo atual.
 
Que Deus, por intermédio dos santos Joaquim e Anna, derrame infinitas graças e bênçãos sobre vocês!
 .
 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on