Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » “E o Menino Jesus...?” “Quem?...
A↑AA↓

“E o Menino Jesus...?” “Quem?!” - Pe. Cido Pereira

Por: Família Missionária

No domingo, 22 celebramos na liturgia a realeza de Cristo e, depois, dia 29 o início do Tempo do Advento. O Natal se anuncia e somos convidados a prepará-lo. Como? Ah! De muitas maneiras. As mais bonitas são aquelas em que a família se reúne, aquelas em que os grupos de famílias se encontram e aquelas em que se resgata o verdadeiro sentido do Natal.
Dá para imaginar que Natal bonito terá a família em que pais e filhos montam juntos o presépio. Cada membro de família coloca um personagem da cena do nascimento de Jesus e se discute o papel de cada uma, tendo por base a leitura do Evangelho.

Dá para imaginar o Natal bonito da família, que toda inteira- pais e filhos- passeiam pelas igrejas da cidade e se encantam com o presépio montado pelas comunidades. Há muita criatividade nesses presépios. Alguns atualizam o nascimento de Jesus e identificam o Menino Deus com as crianças pobres de nossas periferias. Dá para imaginar o Natal da família que reúne as crianças para separar os brinquedos que serão oferecidos à Campanha Natal dos Sonhos. “Este carrinho serve! Está bonito! Com todas as rodas. Esta boneca não serve! Não tem cabelos, a cabeça está torta, falta um olho. Falta a perna. Os pobres não merecem lixo. Este bichinho de pelúcia precisa de um banho para ficar mais bonito e cheirosinho!” Dá para imaginar o Natal da família que, no fim de semana, irá visitar o museu do presépio lá no Mosteiro da Luz. É uma viagem linda no tempo, para ver e sentir como povos de várias culturas visibilizam o nascimento de Cristo.

Enfim, dá para imaginar como será bonito o Natal das famílias que se esforçarão para superar o isolamento e irão ao encontro umas das outras, para preparar o Natal com uma novena. Haverá aqueles que vão se encantar com os ursos de um shopping famoso. São ursos por toda parte.Ursos na entrada, na saída, debaixo da árvore de Natal. Família de ursos pra cá, pra lá. E que ninguém ouse perguntar: “Cadê o Menino Jesus?”  Pode ser que receba uma resposta em forma de pergunta; “Quem ?” Haverá aqueles que vão pendurar Papai Noel nas árvores, nos postes, nas vitrines, nas janelas dos prédios. “E o Menino Jesus?” “Quem? “ Haverá aqueles que cobrirão de luzes suas casas, jardins, prédios...”Que bonito é o Natal”-dirão muitos. Essas luzes todas, essas bolas coloridas fazem a diferença. Que beleza...!” Mas...se perguntarmos: “ E o  Menino Jesus?” Não se assuste se a resposta for: “Quem ?!” É...! Mais uma vez se evidencia que é preciso devolver o Natal ao Menino Jesus. Sem Ele, o Natal fica muito chocho! Pra não dizer vazio!

Pe. Cido Pereira
Diretor de “O São Paulo”
 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on