Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Alicerces bíblicos para uma vi...
A↑AA↓

Alicerces bíblicos para uma vida cristã - Irmã Eunice Wolff

Por: Família Missionária

A palavra  “cristã”  é uma referencia a tudo que  aconteceu na época de Jesus e depois Dele.
Alicerce é aquilo que coloca a casa de pé e firme. Que força secreta é essa que alimenta a esperança dos que teimam em resistir e em sonhar com uma sociedade mais humana e feliz? Portanto :- Qual é, na nossa vida cristã o alicerce, quais são os alicerces bíblicos? A nossa fé se fundamenta na Biblia, portanto, é aí que vamos encontrar os nossos alicerces. Antes de Jesus nascer a base do Judaismo era a TORÀ, isto é, o Pentateuco.... especialmente o Êxodo com a figura profética de Moisés e toda a experiência do deserto onde se encontram os 10 mandamentos.  Depois vem a palavra e vida de certos Patriarcas e Profetas e acontecimentos marcantes na História do Povo: a passagem do Mar Vermelho, a Lei (os 10 mandamentos), o Templo de Jerusalém, as Leituras Sagradas, as festas Religiosas (Páscoa, Perdão,Pentecostes e Ano Novo) e outros.

Para nós cristãos, vamos procurar as fontes, os alicerces, no Segundo Testamento na pessoa profética de Jesus, que é o Filho de Deus, segunda pessoa da Santíssima Trindade. São suas Palavras, que para nós, são as portas da fé e de uma vida de cristãos verdadeiros. Eu resumiria os alicerces da nossa vida cristã  no Projeto de Jesus.  É aí que vamos encontrar:

- quem era Jesus Cristo,
- como veio entre nós,
- como viveu a sua Missão,
- qual era a sua Palavra vital,
- o que nos recomendou,
- o que nos apontou como essencial.........

Então, poderíamos ressaltar muitas passagens, muitos dados dos sermões, muitas maravilhas de suas atitudes, muitas recomendações diretas aos apóstolos e discípulos, muitas parábolas, milagres...Assim, os principais mistérios que viveu e nos deixou: A Encarnação (nascimento de Jesus) a sua Palavra (Novo Testamento) sua Morte e Ressurreição, a Instituição da Eucaristia, suas aparições após a ressurreição.

Há biblistas que apontam várias passagens de sua vida como a Ressurreição de Lázaro,  da menina...
Outros apontam os mistérios, outros os Sacramentos, outros ainda que se preocupam com uma Bíblia mais popular, apontam gestos de Jesus que tem seus significados: O Lava-pés, a Conversa com a Samaritana no poço, o diálogo com Nicodemos, sua vida de pobre junto dos pobres, seu judaísmo fiel,  a escolha dos apóstolos e........

Conhecemos tudo isso, mas, como eu disse antes, resumo em duas bases, dois alicerces,  que destaco como essenciais para vivermos um verdadeiro cristianismo que são o resumo dos 10 mandamentos e que o próprio Jesus disse: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo por amor de Deus. Sendo o primeiro igual ao segundo e vice-versa.”

- O que é amar a Deus sobre todas as coisas?....
- O que é amar o próximo como a mim mesmo?........
 
Para podermos conhecer , entender e viver esse resumo dos Mandamentos (a Lei) precisamos:
- dar tempo para lermos a Bíblia.
- refletir sobre o que lemos,
- aplicarmos na nossa vida,
- rezarmos com aquilo que no momento vem ao coração,
- partirmos para agir e se preciso, mudarmos alguma coisa em nossa vida.  "Feliz os que ouvem a Palavra de Deus e a colocam em prática".
 
Um abraço a todos
Irmã Eunice Wolf

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on