Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Consciência crítica - Irmã Eun...
A↑AA↓

Consciência crítica - Irmã Eunice Wolff

Por: Família Missionária

Lendo um artigo de Frei Betto desta semana, eu fiquei refletindo sobre essas grandes “verdades” (mentiras ou exageros) que a TV, revistas, jornais e outros meios de comunicação nos colocam  na cabeça e que nos levam a acreditar fielmente, sem questionarmos seus valores . Tomo a liberdade de transcrever um pequeno trecho do artigo:

“As pessoas renunciam a pensar por si mesmas. Preferem se colocar  sob proteção dos “oráculos da verdade”: a revista semanal, o telejornal, o  patrão, o chefe, o pároco ou o pastor.
Esses os guardiões da verdade que, “bondosamente”, velam  para não nos permitir incorrer em equívocos. Graças a seus alertas sabemos que  as mortes de terroristas nas prisões made in USA de Bagdá e Guantánamo  são apenas acidentes de percurso comparadas à morte de um preso comum,  disfarçado de político, num hospital de Cuba, em decorrência de prolongada  greve de fome.

São eles que nos tornam palatáveis os  bombardeios dos EUA no Iraque e no Afeganistão, dizimando aldeias com crianças  e mulheres, e nos fazem encarar com horror a pretensão de o Irã fazer uso  pacífico da energia nuclear, enquanto seu vizinho, Israel, ostenta a bomba  atômica.
São eles que nos induzem a repudiar o MST  em sua luta por reforma agrária, enquanto o latifúndio, em nome do  agronegócio, invade a Amazônia, desmata a floresta e utiliza mão de obra  escrava.”

Quantas mentiras nos são passadas como verdades e chegamos até a teimar numa conversa com amigos ou reuniões das quais participamos.

Precisamos urgentemente, fazer ressurgir a Consciência Crítica. Esse tema fez parte de nossa catequese por muito tempo anos atrás e nos preparava melhor para enfrentarmos o mundo de hoje com suas técnicas avançadas.

Não afirmo que todos estamos neste barco. Lógico que não. Há muitas pessoas que deixam, por exemplo, de assinar a revista Veja e procuram uma revista melhor. Mas é preciso estar sempre atentos, pois é bem mais fácil “irmos com a onda da moda” do que escolhermos algo de bom que vai  nos  custar mais atenção, mais aprofundamento, mais coragem ...
 
Com carinho, Ir. Eunice

 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on