Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » A Festa de Corpus Christ...
A↑AA↓

A Festa de Corpus Christ

Por: Família Missionária

No dia de Corpus Christi, os católicos proclamam sua fé na presença real de Cristo no pão e no vinho consagrados pelo sacerdote na celebração da missa, isto é, no Sacramento da Eucaristia. Eles testemunham esta fé em celebrações eucarísticas e em procissões nas quais a hóstia consagrada é mostrada num ostensório. Os fiéis entoam cânticos e preces em louvor a Cristo sacramentado. Os fiéis em muitos lugares enfeitam as ruas por onde passa a procissão com tapetes de flores, serragem colorida e outros materiais.

A Instituição do Sacramento da Eucaristia deu-se na última ceia e é celebrada solenemente na quinta-feira santa. Como, porém, o clima de recolhimento da Quinta-feira Santa não permite uma celebração mais festiva, a Igreja instituiu a festa de Corpus Christi, comemorada sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Para os fiéis católicos a Eucaristia é um encontro concreto com o Cristo, o Pão da Vida. Deste sacramento disse o Papa João Paulo 2º na encíclica “Ecclesia de Eucharistia”: “A Igreja recebeu a Eucaristia de Cristo seu Senhor, não como um dom, embora precioso, entre muitos outros, mas como o dom por excelência, porque dom dele mesmo, da sua Pessoa na humanidade sagrada, e também da sua obra de salvação.”

A origem da solenidade de Corpus Christi vem do século XIII e foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264 em atenção às visões de uma religiosa agostiniana, Juliana de Mont Cornillon. Ela via uma mancha escura no sol, fato interpretado como a falta de uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico da Igreja. Iniciada na Bélgica, a festa se extendeu por todo o mundo. Em 1317, o Papa João XXII determinou a procissão em vias públicas.
 
Padre Cido Pereira
Vigário Episcopal

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on