Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Jovens rebeldes? Pais Ausentes...
A↑AA↓

Jovens rebeldes? Pais Ausentes? - Pe. Evaldo César de Souza

Por: Família Missionária

Não é coisa rara encontrar hoje em dia jovens que tem dificuldades de relacionamento com seus pais. Os motivos que separam pais e filhos são os mais variados, desde coisas triviais até situações mais delicadas. De fato, a arte de relacionar-se bem e cada dia mais deixada de lado. O individualismo moderno entra com força portas adentro e acampa na sala de nossas casas. Nós, jovens da nova geração, vivemos num mundo que é pequeno demais e os poucos momentos de socialização nem sempre são marcados pela qualidade dos diálogos e do encontro, mas muitas vezes regado apenas com álcool, drogas e balada.

Eu, pessoalmente, acredito que um jovem pode muito bem sair com amigos, divertir-se, enfim pode ser um alguém que viva as situações típicas de sua idade, sem que tenha a necessidade de encontrar meios ilícitos para disfarçar sua solidão. Óbvio que a juventude nos inspira namoros, danças, música, passeio e até mesmo rebeldia, mas entregar-se a estas coisas a partir de situações de conflito com os pais é burrice. É preciso encontrar sentido para a vida. Em contrapartida, não podemos deixar de pensar nos pais! Certamente não há receitas para educar filhos, mas uma família que sabe estar presente na vida dos filhos, orientando e ajudando no discernimento, não será surpreendida por questões desagradáveis. Agora, se há uma razão para certas rebeldias na juventude, ela pode ser encontrada em situações de pais ausentes.

 

Estes esquecem de que é preciso amar seus filhos, não fazendo deles pessoas infantilizadas, mas possibilitando a busca da maturidade humana e cristã ao longo do desenvolvimento físico e psíquico. Não há nada mais doído que pais e mães que trocam o tempo no qual poderia ser oferecido carinho para os filhos por brinquedos, presentes e outras compensações.

 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on