Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » 1º Congresso Arquidiocesano de...
A↑AA↓

1º Congresso Arquidiocesano de Leigos - Wilson Cotrim

Por: Família Missionária

Toda pessoa batizada é chamada a participar da construção do 1º Congresso Arquidiocesano de Leigos. Na atual fase do Congresso acontecem os encontros nas comunidades, nas paróquias. Vejo esse momento como um dos mais importantes do 1º Congresso: é a etapa de conscientização da grande parte dos Leigos que mora, ou que trabalha nas áreas onde estão localizadas as comunidades, as paróquias.

É a partir das discussões nesses grupos que chegaremos ao Documento final do Congresso. Daí a importância que tem esta fase do Congresso. Em junho começam as Oficinas em nível de Região da Arquidiocese de São Paulo.
Um número considerável de Leigos tem demonstrando interesse e está participando dos encontros. Entretanto, em algumas comunidades ainda se faz necessário o “despertar” dos Leigos para esse momento de relevância da Igreja.
Fica o desafio para os Leigos que atuam e os que não estão inseridos em nossas Comunidades a assumirem sua real importância no destino da história, pois todos constituímos a Igreja de Jesus Cristo. Afinal, a história é feita por todos nós: uns tocando o piano e outros carregando o piano.

Os que tocam o piano são os que dão as diretrizes, a forma e o jeito no qual a sociedade deve caminhar. Os que carregam o piano são os que dão respaldo, dão sua força, de maneira consciente ou não, para que a história aconteça como foi previamente planejada. E os Leigos batizados como devem se portar na construção da História?
-Penso que cabe a nós, cristãos, a tarefa de tocadores e de carregadores conscientes do piano, isto é, devemos estar atentos como construtores de um mundo melhor, fazendo acontecer desde agora o Reino de Deus de acordo com os valores do bem: justiça, fraternidade, solidariedade e serviço, ajudando-nos mutuamente a carregar o piano, fazendo a história acontecer sempre mais alegre e mais feliz para a nossa geração e para as próximas gerações.
Qualquer pessoa batizada que sente o desejo de participar do Congresso pode atuar num grupo de discussão ou também montar um grupo próprio para conversar sobre os temas propostos ou, ainda, criar outro tema objetivando estabelecer uma oficina para debates. Procure na Paróquia o Manual do 1º Congresso Arquidiocesano de Leigos cujo tema é: “Cristãos Leigos: Discípulos-Missionários de Jesus Cristo na Cidade de São Paulo”.

São milhares e milhares de Leigos em nossa Arquidiocese que querem falar sobre a vida da cidade e querem melhorar a qualidade de vida do povo em áreas como: Educação, Saúde, Política, mundo do Trabalho, Adolescentes/Jovens, Vida da Família, o Leigo e os problemas da cidade tanto no centro como na periferia, o Leigo na promoção da justiça e na solidariedade pessoal, a Comunicação Social, a promoção da Caridade, o Leigo na vida da Igreja, o Leigo como sujeito da história e da missão da Igreja e, conforme já mencionado acima, também podem ser elaborados temas de outras áreas que não estão aqui mencionadas.

O Congresso visa o engajamento dos Leigos nessas discussões e quer saber o que os Leigos pensam sobre os diversos assuntos que norteiam sua vida e, depois, estabelecer diretrizes, em documento final no mês de novembro próximo, para a vida e ação da Igreja visando uma sociedade mais justa e mais feliz de acordo com o projeto de Jesus Cristo.
A Igreja conta com você, conta conosco! A sociedade necessita da Igreja para adquirir mais vida e vida em abundância. A Igreja formada pelos batizados deve prosseguir em sua missão: ser fermento na massa e, assim, fazer acontecer a vida nova: de paz, de justiça, de fraternidade para todos indistintamente.
 Não mudamos o mundo para melhor num apertar de botão, num toque de mágica; mas mudamos o mundo para melhor a partir da nossa vida, a partir do nosso interior, a partir da nossa ação.

W i l s o n   C o t r i m
Radialista, Jornalista e Teólogo
Autor do curso bíblico em áudio
   “Beabá da Bíblia” 
    
 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on