Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Site Família Missionária - Que...
A↑AA↓

Site Família Missionária - Quem Somos - teste

Por: Família Missionária

O  “família missionária” foi lançado no mês de outubro de 2009 com o intuito de evangelizar de forma atual, dinâmica e sem fronteiras. É um pequeno gesto dentro da grande missão do cristão que é dizer sim ao mandato de Jesus: ”Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda humanidade” (Mc 16,15).
 
A proposta do site é ser um instrumento de evangelização aberto a participação dos cristãos do mundo todo, dispostos a contribuir na formação da família, igreja doméstica e local onde exercitamos em primeira mão o mandamento do amor.
 
À medida que conhecemos a Cristo nos sentimos impelidos a ser missionários, a ir, a comunicá-lo, a transmitir a alegria de sua mensagem aos outros.
 
E como comunicar Cristo nos dias atuais, nas metrópoles modernas, na sociedade tão “sem tempo” e ao mesmo tempo tão necessitada de Deus?
 
O mundo da comunicação se transformou e as formas de evangelização devem estar atentas a esta transformação.  A mensagem do evangelho deve chegar a todos, por isso deve ser “além muros”. O apóstolo Paulo evangelizava “além sinagogas” e usava das melhores estratégias de comunicação de sua época.
 
Sob a luz do Documento de Aparecida que quer renovar em todos os membros da Igreja, convocados a ser discípulos missionários de Cristo, a doce e confortadora alegria de evangelizar’ (EN 80), sentimos a necessidade de lançar as redes mar adentro e iniciar este projeto de evangelização.

Após doze meses na internet interagindo com os internautas católicos e irmãos de outras denominações cristãs, fomos intensificando no família missionária a seção de subsídios, dinâmicas e conteúdos para reuniões de grupo. Outra seção que surgiu das solicitações do internauta foi a seção de ecumenismo para que todos se sintam acolhidos e sejam um.

Tudo isso, graças a colaboração voluntária de leigos (as), padres, religiosos (as). Aliás, esta é a primeira e talvez principal característica do família missionária. Leigos, padres e religiosos de várias congregações religiosas e de diferentes locais, linhas e movimentos da igreja católica que são chamados a assumir de forma apaixonada a missão de evangelizar juntos na web. Embora muitos sejam chamados a participar, alguns não entenderam a proposta do site, outros  chegaram até a colaborar, mas com o tempo, ficaram pelo caminho, provavelmente evangelizando de outras formas.

O trabalho do site família missionária embora  conhecido e acessado por pessoas de vários continentes e comunidades brasileiras espalhadas por inúmeros países, provavelmente não consiga atingir as classes D e E onde o acesso à internet ainda é muito restrito. Por isso, pensando em atingir também estas famílias menos favorecidas, em outubro de 2010 foi criado o projeto para rádio chamado “Programa da Família” veiculado semanalmente na Rádio 9 de Julho católica- AM 1600.

O “Programa da Família” agregou ao site família missionária, conteúdo de formação e informação importante para as famílias e, além de atingir um novo público, fidelizou ainda mais aos habituados internautas com a introdução dos áudios semanais de conteúdos variados. Um fator importante para o site família missionária neste mesmo ano foi a ampliação da equipe de colaboradores do site que iniciaram ou reforçaram sua participação através do programa de rádio. A interação das duas mídias, rádio e web, talvez tenha sido a principal responsável pelo aumento no número de acessos neste ano.

Em 2011 o site família missionária entra numa nova fase. Com o apoio do Fundo de Laicato da Arquidiocese de São Paulo foi alterada a plataforma do site, primeiramente construído em Publisher. O que tornou a rotina de atualização extremamente facilitada. A atualização que sempre ocorria duas vezes na semana durante os dois primeiros anos, agora passa a ser até diária, dependendo da seção e da necessidade.


Este apoio também permitiu a produção de vídeos e fotos de entrevistas e conteúdos relevantes à formação e informação do seu público.

Agradecemos a Deus por ter nos chamado pelo nome e nos convidado a evangelizar na internet. Nós que só tínhamos uma certeza, usar nosso conhecimento profissional para servir e dar glória ao Senhor Deus, criador do céu e da terra. Dissemos sim e ele nos capacitou e nos proveu com disponibilidade de tempo e, principalmente, nos uniu a pessoas de boa vontade, discípulos missionários de seu tempo que não querem se calar depois da alegria que viveram do encontro com o ressuscitado.  
  
Nós só disponibilizamos a ferramenta, quem evangeliza no família missionária são seus fiéis colaboradores. Com certeza, cada um destes colaboradores brilharão como estrelas no céu um dia.

De nossa parte só podemos dizer: Obrigado Senhor!

Como muitas vezes nos disse Dom Odilo P. Scherer, cardeal arcebispo de Sâo Paulo: “ Avante, firmes, não desanimem...”
 


Cristina Marinho Arraes e
Wanderley de Oliveira Arraes 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on