Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Turismo Religioso é uma das op...
A↑AA↓

Turismo Religioso é uma das oportunidades de evangelização - Dom Murilo S.R. Krieger, scj

Por: Família Missionária

A missão da Igreja é evangelizar a todos. Evangelizar é anunciar com alegria o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o Reino e o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus. Para realizar essa missão, a Igreja precisa estar atenta a todas as oportunidades.

Ora, o Turismo Religioso é uma dessas oportunidades. Ano por ano, milhões de pessoas dirigem-se a santuários, igrejas e locais sagrados, quer para uma experiência de fé, quer por curiosidade ou algum motivo cultural. Se a Igreja aproveitar essas oportunidades, poderá atingir pessoas que, de outra maneira, não atingiria. Por isso, esses locais precisam ter uma estrutura adequada, uma acolhida organizada, um espaço que atraia e interesse a seus visitantes.

Toda e qualquer iniciativa para fomentar o Turismo Religioso é louvável. Afinal, esse é um campo em que não basta a boa vontade e nem as boas intenções. Há toda uma experiência em outros campos que pode ser “transplantada” para esse. O Turismo Religioso é novo em nosso país. Mas, em poucos anos, deu passos extraordinários. Em Aparecida, toda a dinâmica implantada naquele Santuário gira em torno da acolhida e acolher bem é evangelizar. Atualmente, estão sendo construídos hotéis e locais para conferências e seminários. Assim, aos poucos, Aparecida estará no nível de Santuários como o de Lourdes e Fátima.

Há, também, outras experiências que nascem aqui e ali, nesse campo. O importante é que cada Diocese comece a tomar iniciativas, pois locais caracterizados como adequados para o Turismo Religioso nós temos. Falta, por vezes, melhor organização de nossa parte. 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on