Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Ideologia, qual é a sua? - Wil...
A↑AA↓

Ideologia, qual é a sua? - Wilson Cotrim

Por: Família Missionária

O dicionário explica que Ideologia é a ciência que trata da formação de idéias. É um conjunto de idéias de um grupo, de uma época, e que traduzem uma situação história como, por exemplo: a ideologia burguesa.
Podemos também compreender que Ideologia é o conjunto de idéias próximas que tendem para objetivos comuns entre si. Com isso constatamos que há uma infinidade de ideologias. Na verdade tem ideologias para todos os gostos!
Há ideologias políticas, ideologias religiosas,  ideologias, enfim, diversas.
 

Para entendermos melhor o tema, tomemos a questão Política. Por meio da Política acontecem as ações, antes planejadas, que mexem com a vida social do povo. A sociedade pode caminhar ora para uma direção, ora para outra direção, de acordo com o Governo então estabelecido. No nosso caso temos um Governo eleito pelo povo. Vivemos uma Democracia.
E é bom esclarecer que o Governo, conforme nosso sistema democrático, é formado pelos três grandes Poderes (há quem diga que existe uma quarta grande força que é a da Mídia, mas esta não levamos em conta porque não é nada oficial). Assim temos o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, sendo que os (as) eleitores (as) votam diretamente no executivo e no legislativo (prefeito (a), governador (a), presidente da república, senador (a), deputado (a) estadual e federal e vereador (a)). Pela força do voto o (a) eleitor (a) manifesta o rumo que quer dar para a sociedade de seu tempo.
Em nosso país assistimos a uma verdadeira mistura no campo das ideologias políticas: tem eleitor (a) que vota em representantes das mais diferentes ideologias políticas que tem, por sua vez, os mais diversos interesses. Por exemplo: um mesmo eleitor, no momento de votar escolhe candidato (a) que representa um conjunto de idéias (ideologia), em favor de um Brasil independente, livre, soberano e, na mesma eleição, vota em outro (a) candidato (a) para outra função, que defende ideologia política de favorecimento a interesses de um Brasil dependente e submisso ao capital externo, ao mercado financeiro internacional; Vemos ainda que há eleitor (a) solidário (a) ao povo que busca sua primeira moradia, sua casa própria e, no momento do votar, escolhe candidato (a) que favorece a especulação imobiliária e é financiado (a) por grandes construtoras, grandes imobiliárias; tem eleitor (a) que é solidário (a) aos que lutam pela conquista de um pedaço de terra e vota em candidato (a) que é financiado (a) por grandes latifundiários.
 

Há uma falta de conscientização política do povo no tocante às ideologias políticas diversas.
Há , inclusive, uma falta de consciência crítica sobre a nossa própria história dos últimos 50 anos.
Há também a questão da ideologia religiosa.
Para não me alongar, convido você a uma pequena reflexão sobre a ideologia cristã, que é a nossa, como cristãos que somos. A ideologia cristã tem por base o Evangelho de Jesus Cristo.
De forma radical, Jesus Cristo exige dos seus seguidores posições firmes de defesa da justiça, de defesa do bem-comum, prática da caridade e convivência fraterna entre todos, sejam ou não cristãos. E, mais: a Igreja, portadora e veiculadora dos valores cristãos, tem a missão de propagar a Doutrina Social Cristã.
A DSC nos impele a construir, no mundo, uma sociedade justa e fraterna, com base no Evangelho de Jesus Cristo que vem sendo experienciado e concretizado no mundo nesses dois mil anos de história. A DSC também é composta dos ensinamentos da Igreja que, ao longo da história do cristianismo, enriquece a todos com os diversos Documentos e Encíclicas (Cartas dos Papas). Tudo isso é um verdadeiro estímulo, para os homens e mulheres, no prosseguimento do testemunho do Evangelho. A DSC nos encoraja no caminho da construção de um mundo de paz e de fraternidade desde agora.  É certo que nenhum Partido político pode tomar para si o direito de representar, de forma única, a ideologia cristã.
Há hoje Partidos que tem o nome de Cristão em suas siglas, porém, não representam, de fato, o cristianismo e nem adotam em seu programa a Doutrina Social Cristã, em sua essência.
Entretanto, é certo que tem Partidos políticos que estão mais próximos, em suas ideologias, da ideologia cristã.
Fica, portanto, enquanto cristãos, o nosso compromisso na próxima eleição, quando vamos votar para deputado (a) federal e estadual, senador (a), governador (a) e presidente (a). Votemos conscientes como cristãos, analisando os (as) candidatos (as) e suas ideologias e suas práticas, analisando a história do nosso país, do nosso estado.
Procuremos ver, ao menos na história recente do país, quando houve melhorias para o povo, quando ocorreram os piores momentos para o povo.
 

Procuremos ver quem são os que caminham ao lado do povo, quem está, de fato, junto do povo e defende o bem-comum, lutando em prol de uma sociedade mais justa, mais fraterna.
Procuremos aguçar o senso crítico e, com sabedoria, discernir o que é real do que é fantasia, fofoca; do que é verdade e do que é manipulação da verdade.
 

Nesse tempo tenho recebido inúmeros e-mail fantasiosos, mentirosos e que difamam pessoas do Bem que tem pautado suas vidas por práticas de defesa da Democracia, de defesa dos mais pobres.
Fatos assim nos deixam em situação de alerta! É preciso termos cuidado quanto às mensagens que recebemos, pois os manipuladores da verdade atuam diuturnamente. E, ainda: como cristãos temos a responsabilidade de dialogar com pessoas, também cristãs, sobre os assuntos que dizem respeito à sociedade da qual somos parte.
Como cristãos, cremos na construção de um mundo melhor, porque vivemos a Esperança da felicidade eterna.
A felicidade com a qual sonhamos, movidos pela Fé e Esperança, sabemos que começa a ser construída agora, por meio dos dons da inteligência e da sabedoria que Deus nos dá.
Reflitamos, não amanhã, mas a partir de hoje, sobre a próxima eleição, para votarmos bem.
Se deixarmos para depois, corremos o risco de escolhermos mal os que representarão nossos anseios de construção de uma sociedade justa e fraterna. 
 
W i l s o n C o t r i m
Jornalista/Teólogo
Blog:
http://obeaba.blogspot.com/

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on