Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Pátria para Bem Viver - Dom Ca...
A↑AA↓

Pátria para Bem Viver - Dom Canísio Klaus

Por: Família Missionária

Estamos por iniciar os festejos da Semana da Pátria comemorativos aos 191 anos de proclamação da independência, quando o Brasil deixou de ser colônia de Portugal. O hino da Independência proclama: “já podeis da Pátria filhos, ver contente a Mãe gentil; já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”.

O desejo de liberdade está inerente nas pessoas, sendo que ninguém gosta de viver subjugado como escravo. Na carta aos Gálatas (capítulo 5), São Paulo diz que nós fomos chamados para a liberdade, e é “para sermos verdadeiramente livres que Cristo nos libertou”. E faz um alerta: “Permanecei firmes e não vos deixeis sujeitar de novo ao jugo da escravidão”.

Ao conquistar a independência dos laços de Portugal, o Brasil teve muitas dificuldades para não voltar ao domínio de outros países. Aliás, em muitos momentos e em muitas coisas ele foi subjugado pelas potências da América do Norte e da Europa. E ainda hoje se depara com a humilhante situação de ver filhos seus prestarem reverência a estes países em detrimento do amor filial com a “Mãe gentil, Pátria amada, Brasil”.

A Semana da Pátria de 2013 vai repercutir as manifestações populares que aconteceram no mês de julho em muitas cidades brasileiras, quando milhares de jovens foram para as ruas protestar contra a corrupção na política e pedir investimentos nas áreas sociais. Atenta a estas manifestações, a Cáritas Nacional, junto com outras entidades, conclama para o 19° Grito dos Excluídos a partir do tema: “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”.

A Semana da Pátria também vai ser marcada pelas reflexões da 5ª Semana Social Brasileira (5ª SSB), que coloca no centro do debate o tema do Estado – Estado para quê e para quem? Se para nosso orgulho o Brasil é hoje a 8ª economia do mundo em base ao Produto Interno Bruto, lamentamos o fato de esta riqueza não se transferir “para a educação, saúde, saneamento básico, segurança pública, infra-estrutura, enfim para fatores que elevem o Bem Viver da sociedade em geral” (Comitê RS da 5ª SSB). Para mudar essa situação, é preciso que o povo participe no processo de democratização do Estado Brasileiro, objetivando o Bem Viver como “caminho para uma nova sociedade com um novo Estado”. Lembrando as palavras do Papa Francisco aos moradores da comunidade de Varginha, no Rio de Janeiro: “A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados”.

Que as comemorações da Semana da Pátria de 2013 ajudem a firmar o amor à Mãe gentil que é a nossa Pátria. Que crianças, jovens e adultos se sintam acolhidos por esta mãe, e que todos se sintam conclamados a fazer do Brasil um país bom de se viver. Um país de cidadãos livres, bem alimentados e bem educados, “com garantia de todos os direitos e direitos para todos”. Que Deus, através da Mãe Aparecida, abençoe o povo brasileiro e abençoe a nossa Pátria!

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on