Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Mistérios do Silêncio - Frei A...
A↑AA↓

Mistérios do Silêncio - Frei Almir Ribeiro Guimarães

Por: Família Missionária

Temos saudade do silêncio... que nos faz descansar, nos acalma... silêncio da casa à noite... de manhazinha... silêncio que pode ser acompanhado de uma música suave... silêncio que nos permite ler com calma... silêncio que ajuda a rezar... no canto da sala...silêncio parecido com a brisa suave que acariciou o rosto do profeta Elias no monte Horeb e que era carícia de Deus...

Coisa estupenda entrar numa capela de religiosas ou numa igreja e escutar o silêncio... Na capela das clarissas... pelas dezoito  horas... silêncio... de repente começam elas a cantar os salmos, guardando momentos de silêncio... fechamos os olhos e aquelas palavras que falam do pastor, do coração contrito, do desejo de cantar ao Senhor um canto novo se tornam  tão fortes porque ditas e ouvidas no silêncio... que triste quando nossas igrejas se tornam espaços de ruídos, de gritos, de zoeira... pena que as pessoas não respeitem mais esse silêncio que nos leva ao mistério com m maiúsculo.

Há, é claro, esse silêncio que é mutismo.  Há pessoas  que, por temperamento, são mais caladas...mas  há as que não querem falar... ficam caladas....marido que fala pouco com a mulher... pessoas que, durante um refeição, nada dizem... Nessas ocasiões temos vontade de gritar:  “Fale, diga o que te vai no coração... não fique assim fechado...esse silêncio me mata e  mata você”.  Sim, nem todo silêncio é bênção.

Por vezes temos a impressão que o Senhor Deus se cala...deixa-nos entregues à nossa vida... aos dramas... gritamos ele não responde...aparentemente...  Outras vezes temos a impressão que ele está querendo nos falar... e  dizemos como o pequeno Samuel:  “Fala,  Senhor, que o teu servo escuta...”

Pois é, meus amigos, há silêncio e silêncio... há o silencio em casa para que a criança possa dormir e o avô descanse, há o silêncio que respeita a dor do outro, há o silêncio que não  revela o pecado do outro....Precisamos refletir sobre esse tema tão comum e tão importante.

Que o Senhor abençoe todas as famílias e até um outro encontro querendo Deus.


voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on