Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Escutar - Frei Almir Ribeiro G...
A↑AA↓

Escutar - Frei Almir Ribeiro Guimarães

Por: Família Missionária

Olá, meu amigos! Escutar, como é importante escutar, mas escutar de verdade. Escutar o murmúrio do mar que bate nas praias às vezes suave, às vezes violentamente.

Escutar apesar de todos os ruídos e barulhos, de berros e estridências.  Escutar o respirar suave da criança no berço, o ressonar do doente que, por fim,  conseguiu dormir.  Escutar a musica   que embala e encanta, que arranca lágrimas e faz  exultar.

Escutar é uma questão de decisão.  Não se trata apenas de ter os ouvidos externos em boas condições.  Escutar é valorizar o outro, sentir vontade de que seu mundo possa chegar bem perto de nosso coração de nosso interior.  Escutar a mulher cansada, desanimada depois de uma jornada de coisas tão iguais, tão monótonas, tão insípidas.  É preciso chegar perto, sentar-se a seu lado,  tomar a sua mão e escutar para além daquilo que os sons emitidos por sua voz possam captar.  Escutar a vida, a pulsação do viver, a vontade que ela tem de mudar, de falar...

É preciso ouvir as entrelinhas da conversa com um filho  que não reconhece suas loucuras e seus erros, mas que precisa ser ouvido, caridosamente ouvido, que preciso do carinho da atenção  para sentir que, quem sabe,  há um caminho para sua vida.

Escutar é acolher, é dizer ao outro que ele é importante, que mútua fala e na mútua escuta se criam laços, laços que ajudam a viver, laços que dão alegria. É bom viver com pessoas que escutam, que acolhem, que são hospitaleiras.

Mas a televisão está sempre ligada, há sons estridentes e feios que chegam da rua,  há pessoas com barulho interior, com algazarra na coração.  Há gritos  que chegam da casa do vizinho.  Há gritos dentro de mim e dentro de você e aos poucos vamos todos perdendo a capacidade de ouvir. E ouvir é amar . E ninguém pode viver sem amar.

Muito obrigado pela atenção delicada de todos e tudo de bom.


 

 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on