Cadastre-se para receber novidades
Artigos » Eventos » Eventos Sub » Artigos » Animação Bíblica da Pastoral -...
A↑AA↓

Animação Bíblica da Pastoral - Dom Paulo Mendes Peixoto

Por: Família Missionária

Estamos num tempo especial, de mudança de cultura, com ênfase no individualismo, fortalecidos pelo mercado consumista. As consequências são de insegurança, com sintoma real de crise e de instabilidade em vista do futuro. Acontece que a crise é sinal de esperança, de busca feita com discernimento e critérios autênticos.

O I Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral, acontecido em outubro de 2011, em Goiânia, GO, com um público aproximado de quinhentas pessoas, de todo o Brasil, foi um indicativo profético para nos ajudar a enfrentar a realidade da mudança de época. Isto se concretiza no encontro pessoal com Jesus Cristo, como o Deus da vida a ser vivida com dignidade.

Como diz o profeta, “procurem Javé enquanto ele se deixa encontrar” (Is 55, 6). Isto significa que a via a ser percorrida passa pela Palavra de Deus. Ela é a referência, o conteúdo da fé e o critério de busca, que não nos deixa perdidos na cultura do descartável. É rica de dons de Deus, que precisam ser trabalhados nas comunidades.

O caminho é a encarnação da Palavra de Deus na vida das pessoas. Palavra divina que toma forma humana, que purifica o humano de suas impurezas, das atitudes de injustiça e de falta de gratuidade. É hora de um reencantamento com a Palavra de Deus. No fundo, temos um débito com a vivência concreta da Palavra.

Deus se fez carne entre nós e construiu aqui a sua morada. A sua Palavra se torna grito para nós e por nós. É alerta para que entendamos que não somos daqui, somos passageiros vivendo a familiaridade, na fraternidade e na mobilidade. É a construção do que não é passageiro porque fundado nos caminhos do Senhor.

Não basta um conhecimento teórico da bíblia. Ela deve fazer parte da vida da pessoa e da comunidade, iluminadora e renovadora de convivência. É Palavra encarnada que cria relações e deve ser lida de forma aberta, tendo-a como luz para a vida. Supõe uma animação que vai às fontes, fazendo dela vida em nossas vidas.

Dom Paulo Mendes Peixoto — Bispo de São José do Rio Preto

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on