DIALOGAR É VIVER - Pe. Paulo Gozzi,SSS
Toda a nossa vida está baseada no desenvolvimento humano. A única maneira de crescer na vida, de ser alguém, é sair de si mesmo, voltar-se para os outros, a fim de descobrir como viver e ser feliz. Viver é um constante aprendizado. O que sabemos, o que fazemos e no que acreditamos, tudo é fruto de uma troca de valores. A esse constante dar e receber para que todos se enriqueçam damos o nome de DIÁLOGO. O diálogo não é apenas troca de idéias, utilizando as palavras para transmitir conhecimentos. Dialogamos para viver.
O que acontece com pessoas e grupos que se isolam em sua vida, em suas idéias e atitudes, numa auto-suficiência arrogante? Simplesmente perdem sua dignidade humana, param de crescer e começam a regredir. A vida vai se degradando e degenerando. Quando um casal não mais dialoga, deixa de viver. O único caminho para voltar a viver é a busca da reconciliação através do diálogo.
Jesus Cristo trouxe um novo modelo de vida para a humanidade. Ensinou o caminho da felicidade que é viver a unidade, formando uma família de irmãos que se respeitam e se amam. Mostrou que o Espírito de Deus dá qualidades diferentes a cada um para que todos sejam enriquecidos pelo intercâmbio de dons. Os discípulos logo se esqueceram disso e começaram a se prevalecer uns aos outros, impondo seu modo de ver as coisas, uns julgando-se melhores que os outros. E o diálogo cessou levando-os ao isolamento em grupos fechados. Ao longo de dois mil anos chegamos a esta triste realidade: Grupos que se consideram discípulos de Cristo vivendo como estranhos e até mesmo inimigos!