Cadastre-se para receber novidades
Ecumenismo » Ecumenismo » Ecumenismo » Ecumenismo » Temas Fundamentais - Pe Paulo ...
A↑AA↓

Temas Fundamentais - Pe Paulo Gozzi, SSS

Por: Família Missionária

No diálogo ecumênico existem muitas questões que devem ser aprofundadas. É preciso saber o que é secundário, podendo ser deixado ao gosto de cada grupo, variações que não afetam o conjunto da fé. A maioria das diferenças, de fato, fica a critério de cada grupo ou cada fiel, de acordo com a liberdade de consciência e de escolha. Existem, porém, alguns pontos que não podem ser deixados livres. Resumem-se em apenas cinco temas que julgamos indispensáveis. Numa comunidade de quase dois bilhões de batizados, de todas as raças, culturas e nações, com as mais variadas tradições, temos apenas cinco assuntos que consideramos essenciais, sem os quais não pode haver completa comunhão.

O primeiro é a relação entre a Sagrada Escritura, suprema autoridade em matéria de fé, e a vivência da Igreja, que tem dois mil anos de experiência, interpretando e colocando em prática a Palavra de Deus. A essa vivência damos o nome de Tradição. Temos o testemunho escrito de tantos autores em todos os tempos e lugares, chamados Pais da Igreja, que, de modo admirável, fizeram essa relação sem diminuir ou distorcer a fé no Evangelho. Souberam distinguir perfeitamente o que é essencial e o que é secundário. Em segundo lugar vem o grande Sacramento da Igreja, a Eucaristia, que alimenta a fé e torna visível o mistério de comunhão dos fiéis entre si e com a Santíssima Trindade.

Associamos a esses dois primeiros temas o serviço de governo, de santificação e de pregação da Palavra com a autoridade de Jesus Cristo. Esse é um ministério ordenado que deve fazer a ligação dos pastores de hoje com os Apóstolos. É a autorização ou ordem apostólica, expressa desde o início através de três tipos de serviço: o diaconado, o presbiterado e o episcopado. Este é um ponto que necessita de muito aprofundamento e diálogo, que vai se prolongar ainda por muitos anos. Se existem grupos onde não há qualquer divergência conosco, como os ortodoxos e os anglicanos, há grupos onde as divergências são totais em relação a essa questão, cujo aspecto sacramental é essencial para a comunhão visível.

O quarto tema é o ensino e a preservação da fé com responsabilidade e autoridade, que Jesus confiou aos apóstolos e seus continuadores, os bispos, sob a coordenação universal do bispo de Roma. É o que chamamos de Magistério. O quinto e último tema fundamental é o papel da Virgem Maria, Mãe de Deus, na história da salvação e na vida da Igreja. Lembrando o Concílio, João Paulo II diz que “nesse corajoso caminho para a unidade, a lucidez e a prudência da fé obriga-nos a evitar o falso irenismo (fingir que tudo está resolvido) e a negligência pelas normas da Igreja” (Ut Unum Sint, 79). Nesses cinco temas fundamentais está a beleza do diálogo feito com amor, humildade e firmeza.

 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on