Cadastre-se para receber novidades
Ecumenismo » Ecumenismo » Ecumenismo » Ecumenismo » Primazia Universal...
A↑AA↓

Primazia Universal

Por: Família Missionária

A unidade da Igreja foi sempre uma preocupação dos seus líderes desde que ela começou a se espalhar para todos os lugares, línguas, raças e nações. Diante da tendência sectária que as pessoas têm, formando grupos isolados, os líderes tomavam atitudes severas, como fez Paulo com os cristãos de Corinto. Pouco mais tarde, quando os Bispos de cada cidade sentiram a necessidade de criar estruturas para garantir a comunhão, formando uma só Igreja composta de muitas Igrejas, começaram a se reunir em torno do Bispo da cidade mais antiga (arquépolis). Esse Bispo que presidia a reunião de seus colegas era chamado de Arcebispo ou Primaz, o mais antigo bispo ou o primeiro de todos.

Os primazes reuniam-se em torno de um Bispo cuja sede tinha muita importância política ou tinha sido liderada por um Apóstolo. Esses grandes primazes também eram chamados de Patriarcas, isto é, pais que governam. Na antiguidade havia cinco patriarcas que mantinham a unidade de toda a Igreja e eram respeitados na seguinte ordem: Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém. Nestes últimos tempos de intenso diálogo entre todos os grupos cristãos, este assunto está voltando com toda a força: Não seria importante que uma futura Igreja reconciliada tivesse novamente a presidência de um Primaz universal, como na antiga Igreja de nossos pais na fé?

Esse ministério universal da unidade cristã está sendo estudado por quase todas as comissões internacionais de diálogo bilateral. Foram muitos séculos de violenta polêmica em torno da figura do papa, tido como o pomo da discórdia, o oposto do que deveria ser o seu papel entre os cristãos. Agora conseguimos compreender o contexto histórico que o levou a agir como ele agia e age até hoje. Está nascendo um novo olhar sobre esse ministério. Nossa Igreja começa a discutir o assunto com as Igrejas Ortodoxa, Anglicana, Luterana e outras. “É significativo e encorajador que a questão da primazia do Bispo de Roma esteja presente como tema essencial, não só nos diálogos teológicos, mas também de modo geral no conjunto do movimento ecumênico” (UUS 89).

Roma foi sempre considerada a primeira das Igrejas, pois é nela que se conserva o testemunho do martírio de Pedro e Paulo, colunas que sustentam toda a fé da Igreja. Para entender a função do Bispo de Roma em relação à Igreja é preciso examinar as Escrituras que dão a Pedro um papel de destaque entre os apóstolos. Diante da multidão que se reuniu em volta dos discípulos de Jesus no dia de Pentecostes, “Pedro, que aí estava com os outros onze apóstolos, levantou-se e falou em voz alta...” (Atos 2,14). Esta e outras passagens demonstram que Pedro sempre falava em nome do pequeno grupo que seguia Jesus de perto, os apóstolos.

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on