Cadastre-se para receber novidades
A↑AA↓

Celebrado a amizade - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi

Por: Família Missionária

Objetivo: Convidar os participantes à celebração das conquistas, dos desafios, dos ideais, compartilhar de suas vidas como grupo:

- Mobilizando cada casal a manifestar seus sentimentos em relação a outros casais, companheiros de grupo, ressaltando seus valores, a importância do seu ser e pertencer ao grupo.
- Utilizando o momento para ressaltar o quanto a soma das diferenças e dos dons pessoais leva o grupo ao crescimento e à realização de seus ideais.
 

Material: 1 bolo com recheio e cobertura.
1 vela adequada. Garfos e pratos descartáveis. Guardanapos.
Estratégia: arrumar previamente a mesa com toalha, o bolo com a vela e todo o material. Com a chegada dos participantes já se percebe que haverá festa, mas o animador deve manter segredo do que se comemora.
 

1º momento:
- iniciar a reunião de maneira habitual. Em seguida, convidar o grupo à celebração de encerramento do ano de caminhada, festejando a alegria da convivência partilhada, dos ideais e projetos realizados e especialmente, o compartilhar dos dons com cada um e com a pessoa de Jesus.
- este bolo tem diversos ingredientes, cada um deles foi importante e necessário para que o bolo tivesse sabor, textura, beleza, etc.
É como o nosso grupo, cada um de nós é importante e necessário para que o grupo tenha o sabor da alegria, da amizade, a textura de um grupo, a beleza de uma comunidade, etc.
Então cada um de nós pode ser comparado aos ingredientes do bolo pela atuação e participação dentro do grupo, por exemplo: o fermento => faz o bolo crescer => como um de nós pode estar fazendo o grupo crescer; a essência (baunilha- amêndoa, etc) nem sempre está no bolo, mas quando está, dá um toque especial, diferenciado => como aqueles de nós que nem sempre estão nas reuniões, mas quando vêm, dão sua contribuição especial. E assim por diante.
Por isso, vamos celebrar revelando para o outro a que ingrediente do bolo ele se parece e por quê.
 

2º momento:
Realizar e orientar:
- cortar uma única fatia do bolo, colocá-la sobre o prato e explicar - “esta fatia de bolo simboliza o nosso grupo que é uma fatia da comunidade. Esta fatia será passada de participante para participante ou de casal para casal. Ao entregá-la vamos manifestar nossos sentimentos em relação ao casal ou às pessoas que estão recebendo. Cada participante ou casal deve olhar com alegria e ternura para aquele/s a quem se dirige oferecer a fatia do bolo e expressar sua mensagem com carinho. Não se alongar, mas aproveitar o momento para torná-lo significativo, terno e comprometedor para fortalecer a amizade e cumplicidade do grupo.
Exemplo: Fulano (s) você(s) significa(m) para mim (nós) o............... (ingrediente) porque você(s)............. Receba(m) esta fatia que você(s) ajudou (aram) a realizar.
 

3º momento:
- reunir o grupo em volta da mesa, acender e manter acesa a vela do bolo lembrando a luz de Cristo que ilumina a caminhada do grupo.
- o animador inicia a atividade. A mesma fatia circulará por todo o grupo e voltará ao animador que a receberá de alguém. Convidar o grupo à oração do Pai Nosso, de mãos dadas, em volta da mesa. Em seguida sugerir que cantem juntos os Parabéns e apaguem a velinha. Deixá-los à vontade caso desejem manifestar seus sentimentos pela experiência vivida. Agradecer e encerrar propondo que esta motivação fortaleça os laços de amizade do grupo, de cada um com Cristo e com a comunidade. Afinal somos só uma fatia dessa comunidade, mas se faltarmos, tal como o bolo, ela não ficará completa.
Distribuir o bolo e curtir o momento.
 

Do livro: Nós, Eu e Você - Dinãmicas e Vivências para Casais - de Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro - Paulus Editora - 3ª edição

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on