1º circulo bíblico: “Caminhando e cantando e seguindo a canção” - Carlos Mesters e Francisco Orofino
Enfrentando a incerteza com a história na mão - Atos, 1,1-11
Nossa proposta por esses dias é intercalar uma reflexão do circulo bíblico repassando um apanhado do que temos encontrado no Livro: A Palavra na Vida, de Carlos Mesters e Francisco Orofino com uma Técnica de dinâmica que aponte a prática da reflexão vivida. Trata-se de um estudo dos Atos dos apóstolos, que é o livro do Espírito Santo. No evangelho, Lucas narra os gestos e palavras de Jesus. Em Atos os gestos e palavras das comunidades, que animadas pelo Espírito de Jesus levaram a Boa Nova até os confins da terra. Tudo se faz impulsionado pela ação do Espírito Santo que Jesus prometeu e que ungiu os discípulos e discípulas de Jesus, inclusive sua mãe Maria.
O Espírito anima os cristãos, pois comunica a certeza de que Jesus está presente na comunidade. Traz alegria e consolação no meio das dificuldades, orienta nos momentos decisivos e alimenta constantemente nosso espírito enfraquecido pelos embates da realidade cruel que nos cerca. Por isso, assim como Lucas, também nós necessitamos manter esse olhar bem atento às realidades de nossa época para então buscarmos compreender a Palavra que o Espírito Santo sopra em nossos corações. É interessante sabermos quais são os Atos - a prática e os feitos - não só dos apóstolos e apóstolas daquela época, mas de tantos outros e outras que, desde então têm testemunhado a Palavra como caminho de vida para todos.
Por isso pensamos em seguir alguns tópicos destas páginas e com eles iluminar nossa caminhada enquanto comunidade de Jesus.
I - Partilhar nossas experiências e nossos sonhos de comunidade.
Há momentos em que a gente deve olhar para trás, para saber que caminho tomar. Aprender com os erros e acertos. Assim fez Lucas. Num momento dolorido de perdas, perseguição, mortes, descreve os fatos passados, as promessas feitas, os embates sofridos, as vitórias e derrotas. Um testemunho de tudo que se fez, do quanto se andou, até para se saber que é possível andar, ir à frente porque não estavam sós, mas com Jesus. E, quem sabe, esse olhar no espelho das primeiras comunidades leva a encontrar no passado a chave que possa abrir a porta do futuro. Vamos fazer o mesmo. Então comecemos por conversar:
· Por que você participa da comunidade? O que você ganha com isso?
· O que aprendemos da caminhada da nossa comunidade, feita até hoje?
· Qual é para você, a missão da comunidade?
II - Escutar a partilha da comunidade dos primeiros cristãos.
1 - ler o prólogo do livro “Atos dos apóstolos” (At 1,1-11) - que faz a ligação entre a história de Jesus e a história das comunidades. Refletir, prestar atenção: para Jesus, qual é a missão da comunidade?
2 - a leitura do texto: Atos 1, 1-11 - pode ser dividida, partilhada.
3 - momento de silêncio.
4 - Perguntas para refletir e partilhar:
· Qual o ponto desse texto que você mais gostou ou que mais chamou a sua atenção? Por quê?
· Conforme as últimas palavras de Jesus aos discípulos, lembradas por Lucas, qual a missão da comunidade?
· O que Jesus diz sobre o Espírito Santo? O que isto tem a ver com a nossa vida e missão?
· Por que será que Jesus foi embora? Por que não ficou no meio de nós?
· A partir do texto do prólogo dos Atos, qual o objetivo que Lucas quer alcançar com o seu livro?
III - Transformar em oração o que partilhamos entre nós.
· Celebrar, se desejar, com canto e oração espontânea.
· Agradecer, encerrar com o Pai-Nosso.
Do livro: A Palavra na Vida, vol. 160/161 - Carlos Mesters e Francisco Orofino - Centro de Estudos Bíblicos
Nossa sugestão: aprofunde os dados e fatos com a leitura do livro indicado e aproveite ampliar suas descobertas motivando o grupo a manifestar outros questionamentos, idéias ou reflexões despertadas pelo tema e até pela unção do próprio Espírito Santo.