2º circulo bíblico: "A Comunidade Original" - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi
O ponto de partida: reconstruir a fraternidade - Atos 1,12-26
I - Partilhar nossas experiências e nossos sonhos de comunidade
O texto cuja reflexão ora propomos é como um quadro bonito que Lucas pintou. É o início da descrição da Comunidade Modelo, que ocupa a primeira parte dos Atos. Lucas fala da pequena comunidade que sobrou depois da ascensão de Jesus. Estavam reunidos para rezar. Pedro os convida para completar o quadro da comunidade, que ficou desfalcada depois dos acontecimentos trágicos da paixão e morte de Jesus. Muitos tinham fugido. Judas, desertado, reduzindo o número dos apóstolos. Lucas, então, enumera as pessoas que faziam parte dessa Comunidade Original: os onze apóstolos, as mulheres que haviam seguido a Jesus, inclusive Maria, sua mãe, os parentes de Jesus, seus irmãos. Ao todo, em torno de 120 pessoas!
Uma grande variedade. Na época havia muitos grupos e tendências. Desde o seu início a igreja é a reunião de grupos distintos. Porém, apesar da variedade, Lucas faz questão de informar que tinham os mesmos sentimentos. Esforçavam-se para manter a unidade.
Também hoje nas nossas comunidades a variedade é grande: posição social, profissão, escolaridade, partidos políticos, tendências pastorais, associações, saúde, moradia. E também entre nós o esforço de criar fraternidade é grande. Então, vejamos:
· Nós que aqui estamos reunidos: quem somos nós? De onde viemos? O que fazemos? Por que estamos reunidos?
· A partir da sua experiência, diga o que você acha desta variedade.
II - Escutar a partilha da comunidade dos primeiros cristãos.
1 - No texto que vamos ler, Lucas descreve a Comunidade Original, reunida no cenáculo logo após a ascensão de Jesus. Apesar da variedade, as pessoas têm algo em comum que as faz ser comunidade e que se concretiza nos critérios da escolha da nova liderança em substituição a Judas. Vamos prestar atenção no seguinte: “o que une aquele grupo e quais os critérios de Pedro na escolha da nova liderança?”
2 - a leitura do texto: Atos 1, 12-26 - pode ser dividida, partilhada.
3 - momento de silêncio.
4 - Perguntas para refletir e partilhar:
· Qual o ponto desse texto que você mais gostou ou que mais chamou a sua atenção? Por quê?
· O que une aquele grupo e quais os critérios de Pedro na escolha da nova liderança?
· Como Pedro interpreta a morte de Judas?
· O que você sabe da vida de cada uma daquelas pessoas que aparecem na descrição de Lucas? O que conhece da vida das pessoas que estão na origem da nossa comunidade?
· O que este quadro de Lucas ensina para nós hoje?
III - Transformar em oração o que partilhamos entre nós.
· Celebrar, se desejar, com canto e oração espontânea.
· Agradecer, encerrar com o Pai-Nosso.
Do livro: A Palavra na Vida, vol. 160/161 - Carlos Mesters e Francisco Orofino - Centro de Estudos Bíblicos
Nossa sugestão: aprofunde os dados e fatos com a leitura do livro indicado e aproveite ampliar suas descobertas motivando o grupo a manifestar outros questionamentos, idéias ou reflexões despertadas pelo tema e até pela unção do próprio Espírito Santo.