Dinâmica relacionada ao 4° Círculo Bíblico: "Avaliando a caminhada" - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi
Objetivo: Ressaltar a importância da caminhada comunitária como estímulo para a formação e o crescimento pessoal.
- possibilitando ao grupo uma análise dos valores conquistados na caminhada comunitária;
- refletindo quais são esses valores, de quem os recebemos como os assimilamos e o que causam em nós;
- promovendo a importância da partilha e da troca das descobertas entre os participantes.
Material:
Para o grupo: 1 varal, pregadores de roupa coloridos, figuras retiradas de revistas e jornais. Devem ser figuras, bem variadas que apresentem cenas ou imagens da natureza, da realidade que nos cerca, com seus valores, seus pontos positivos (família, solidariedade, amor, trabalho, comunidade, Igreja etc) e seus pontos negativos (drogas, sexo desequilibrado, fome, miséria, desamor, etc.). A quantidade de figuras deve ser em número e variedade suficientes para despertar interesse e reflexão diante do conteúdo apresentado.
Para cada participante: ¼ de folha sulfite para anotações; impresso do questionário: “Avaliando a Caminhada” e caneta/lápis.
Estratégia:
1º - Fazer a montagem do varal com antecedência.
Ao acolher os participantes não se preocupar se já demonstrarem curiosidade e interesse pelas imagens do varal.
2º - 15’ - Reuni-los em círculo, iniciar a reunião conforme hábito do grupo e, em seguida convidá-los a uma atividade, se desejar pode até manifestar o motivo pelo qual foi escolhida ou pode deixar essa manifestação para o final da atividade...
- Convidar então os participantes que, em silêncio, sem pressa, levando papel e caneta/lápis disponíveis sobre a mesa, façam um passeio para contemplar, observar, admirar e avaliar as imagens e figuras colocadas no varal. Observem principalmente o que elas provocam em seu ser interior e o que sentem ao observá-las.
- Procurem manter o silêncio para facilitar a identificação de seus sentimentos. Depois de refletir, anotem suas preferências, sentimentos e observações.
3º - 15’ - Solicitar que retornem ao círculo. Propor que façam colocações sobre o que viram quais os sentimentos despertados, o que mais os sensibilizou. Deixá-los comentar e conversar livremente.
4º - 30’ - Fazer as propostas, deixando espaço para que comentem: “Tudo o que vimos são imagens que refletem o mundo que nos cerca. Fazemos parte deste mundo e certamente, em nossa caminhada, cruzamos e contemplamos essas realidades. Será que, na ocasião, tivemos o mesmo olhar contemplativo? Admirado? Sentimental? Revoltado? Alguma coisa nos motiva ou nos mobiliza mais hoje do que há anos atrás? Vamos refletir se a vida em comunidade contribui para nossa vida como pessoa, como cristã, como cidadã?
Distribuir o texto de apoio e prosseguir com as propostas nele contidas. Motivar para que todos participem.
5º - 10’ - Caso tenham refletido o 4º Círculo Bíblico, concluir propondo a associação desta técnica ao tema do 4º Círculo Bíblico por nós também publicado. Motivar às manifestações que se relacionem com as mudanças interiores, ou seja, o novo modo de ver as pessoas, a natureza, a vida, como também o novo modo de conviver, compartilhar a vida com tudo que nos cerca, inclusive a comunidade de Jesus.
Sugerir que os participantes escolham como desejam encerrar a reunião. Agradecer a participação de todos.
Texto de apoio: “Avaliando a Caminhada”
1. Posso dizer que a caminhada em comunidade modificou a minha pessoa? Em que aspectos?
- Percebo melhor o universo como obra do Criador? Reconheço o universo criador de cada ser como dom de Deus?
- A caminhada em comunidade acrescentou-me valores que despertaram uma nova visão da vida? Nova consciência de amizade, de família?
- Criou novos interesses? Quais?
- Despertou para novas realidades? Quais?
- Estreitou minha relação com Deus? E com as pessoas: crianças, homens, mulheres, idosos?
Na dimensão Deus e o homem, há dúvidas?
2. Sugestões para melhorar a caminhada.
3. Compromisso de novas realizações.
Obs. acrescentar as questões relativas ao 4º Círculo Bíblico.
Do livro: Caminhos de Encontro e Descobertas - dinâmicas e Vivências - de Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro Paulus Editora - 6ª edição.