Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Círculos Bíblicos » Círculos Bíblicos » Círculos Bíblicos » 5° círculo bíblico: "A verdade...
A↑AA↓

5° círculo bíblico: "A verdadeira esmola" - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi

Por: Família Missionária

“Em nome de Jesus levanta-te e anda!” Atos 3,1-26

I - Partilhar nossas experiências e nossos sonhos de comunidade
Neste encontro vamos meditar sobre o texto que descreve o encontro de Pedro e João com o aleijado que ficava sentado à porta do Templo pedindo esmolas aos que vinham rezar. Todos os dias ele era carregado para lá. Sinal de muita solidariedade! Ao contrário daquele outro aleijado que esperou por 38 anos para ser curado, pois ninguém o levou até a piscina de Siloé (Jo 5,5-7).
Hoje, especialmente nas cidades grandes vemos aumentar o número de mendigos, indigentes, necessitados de tudo. Muitos vivem nas ruas, sem casa, sem comida, sem alimentos. Pedem esmolas, anseiam por atenção, demonstram suas limitações, suas feridas. A presença deles incomoda a consciência de todos que ainda têm um restinho de sentimento de justiça e de fraternidade.
“Diante dessa pobreza crescente, eu sinto na carne que o problema do Brasil é maior do que o conteúdo do meu bolso!”, dizia um membro. Mas também hoje, como no tempo de Jesus, existem muitos sinais de solidariedade e iniciativas de ajuda.
- O que você sente diante de tantos pobres nas ruas do nosso país?
- Conhece hoje sinais de solidariedade e iniciativas de ajuda? Você participa de algum deles?

II - Escutar a partilha da comunidade dos primeiros cristãos.
- O texto é longo, mas vale a pena. Narra o encontro com o aleijado, a cura realizada, além de explicar o significado da cura. Vamos prestar atenção no seguinte: como o povo reage diante da cura realizada por Pedro, e como Pedro, no seu discurso, ajuda o povo a entender melhor a cura?
- Leitura do texto: Atos 3, 1-26 pode ser dividida, partilhada.
- Momento de silêncio.
Perguntas para refletir e partilhar:
- Qual o ponto desse texto que você mais gostou ou que mais chamou a sua atenção? Por quê?
- Qual a atitude do povo diante da cura realizada por Pedro? Como o povo reagiu?
- Como Pedro, no seu discurso, ajuda o povo a entender melhor a cura?
- O que Pedro fala sobre Jesus? Quais os títulos que Jesus recebe? O que estes títulos significam? Procure analisá-los um por um.
- Pedro dizia: “ouro e prata não tenho, mas o que tenho te dou!” E você, qual a esmola que você dá quando não tem nem ouro nem prata para dar ao pobre que lhe pede ajuda?

III - Transformar em oração o que partilhamos entre nós.
Comentando: nos capítulos 2 a 5 de Atos, Lucas descreve o processo pelo qual passa toda comunidade que busca ser fiel ao evangelho. Percebemos também que os apóstolos não rompem com a religião do povo, continuam participando das orações no Templo. Mas Pedro agora fixa os olhos no aleijado (que sempre esteve lá) e diz: “olhe para nós”! Dois olhares o de Pedro e o de João se voltam para o homem e o do homem para eles. O deles deve ter sido o olhar benevolente com que Jesus acolhia os pobres e os ajudava. O do aleijado, por sua vez, deve ter sido o olhar de esperança de quem nada tem e espera receber da bondade dos outros. Mas também os apóstolos nada têm. Mas oferecem o que de melhor possuem: “Em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda!” Também hoje muita gente vê resgatada a sua alegria e dignidade porque alguém parou à sua frente e disse: “não tenho ouro nem prata, mas o que tenho te dou”.
Pedro explica a “esmola” à luz da ressurreição de Jesus: “foi pela fé no nome de Jesus que este homem ficou curado!” E pede a conversão do povo. E nós como sentimos nossa conversão? E nossa capacidade de doar e doar-se?
- Colocar em forma de prece o que partilhamos: “Senhor, em nome de Jesus, fazei-nos solidários!”
- Qual o compromisso que esta palavra nos está pedindo?
- Agradecer, rezar o Salmo 16(15) Meu coração se alegra. Encerrar com o Pai-Nosso.

Do livro: A Palavra na Vida, vol. 160/161 - Carlos Mesters e Francisco Orofino - Centro de Estudos Bíblicos
Nossa sugestão: aprofunde os dados e fatos com a leitura do livro indicado e aproveite ampliar suas descobertas motivando o grupo a manifestar outros questionamentos, idéias ou reflexões despertadas pelo tema e até pela unção do próprio Espírito Santo.

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on