Dinâmica: “JESUS NA MINHA FAMÍLIA” - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi
Adequada para casais, recém-casados, noivos, pais de catequizandos.
Objetivo: Despertar para o compromisso que os pais têm de passar para os filhos a vivência da fé, através da própria vivência e convivência religiosa e familiar:
- sensibilizando-os pelo recurso da reflexão do texto de apoio, a dar-se conta da importância da presença de Jesus na família de cada um;
- possibilitando, pela estratégia, a descoberta de caminhos que se tornam meios de Jesus estar na e com a família de cada um; - facilitando o diálogo e a permuta das reais dificuldades que os pais sentem quanto à formação e perseverança religiosa dos filhos;
Tempo:
60 minutos
Material:
Texto de apoio impresso anexo. Um cartaz contendo à esquerda e ao alto o desenho ou colagem de uma casa confeccionada em papel colorido e à direita e abaixo, a colagem daquela gravura de Jesus batendo em uma porta que não tem fechadura (comum em postais). Desenhar pequenos retângulos que partem da figura de Jesus em direção a casa, para simbolizar um caminho. Disponibilizar etiquetas colantes em grande quantidade e canetas esferográficas para todos.
Estratégia:
1ª etapa: 20 minutos
Convidá-los a participar de uma atividade, apresentando o tema: “Jesus na minha família”. Distribuir o texto de apoio, sugerir que um dos participantes o leia, em voz alta e clara.
- após a leitura, motivá-los para que conversem a respeito do conteúdo do texto, manifestando o que entenderam; - em seguida, propor que reflitam sobre a pergunta final: “Hoje, como Jesus entra em nossa casa e convive com nossa família?” Estimular a participação de todos. Auxiliar com breves idéias, se necessário.
2ª etapa: 20 minutos
Apresentar o cartaz e propor sua complementação usando o material disponível: etiquetas e canetas. Orientar: nas etiquetas devem escrever palavras que simbolizem o “como” Jesus entra na sua casa e o “como” convive com sua família. Citar alguns exemplos: pela oração, amando, perdoando etc. As etiquetas serão coladas no espaço dos retângulos que simbolizam o caminho de Jesus até a casa, que representa a família de cada um.
3ª etapa: 20 minutos
Cuidar para que executem a tarefa de maneira organizada:
1º - refletir a proposta, escrever as etiquetas;
2º - um de cada vez deverá revelar ao grupo “como” Jesus entra na sua casa e “como” convive com sua família;
3º - na mesma ordem deverão colar as etiquetas; Acomodar o cartaz de maneira que todos possam apreciá-lo e convidá-los a refletir sobre o resultado do trabalho:
- citar algumas palavras que se repetiram, perguntar: “o que isso pode significar?”
- questionar: “quais as dificuldades e desafios para realizar tais ações? - onde buscar soluções para vencer as dificuldades ou desafios?” Ao término, propor: “como foi viver esta experiência e o que aprenderam com ela?” Se necessário, valer-se dos itens citados no objetivo para motivá-los a manifestações;
Concluir: lembrando da importância da Palavra de Deus na caminhada de vida da Família humana e da Família espiritual (a comunidade).
Texto de Apoio: “JESUS NA MINHA FAMÍLIA”
(baseado no livro: Com Jesus na Contramão - de Frei C. Mesters)
“A escola de Jesus era, antes de tudo, a vida em casa, na família, na comunidade. foi lá que aprendeu a conviver, a rezar a trabalhar.” Foi com seus pais que aprendeu a história do seu povo e sua religião. Quando inicia sua caminhada missionária Jesus demonstra profundo amor, respeito e consideração pela família: forma com os discípulos uma família comunitária onde partilha seu ser, seu saber e seu poder; ensina que a verdadeira família vai além dos laços humanos; visita a casa de Pedro para curar sua sogra; vai à Betânia visitar os irmãos Marta, Maria e Lázaro. São tão amigos que Jesus chora pela morte de Lázaro e o ressuscita; atende com misericórdia um pai que chora pela filha morta; outro que lhe suplica pelo filho epiléptico; a pobre mãe sofrida pela filha enferma; o senhor que intercede pelo servo. Recomenda aos discípulos: em cada casa que entrardes, desejai paz a esta casa e permanecei nela enquanto for necessário; usa a imagem do amor do pai terreno para apresentar o amor do Pai divino. Ensina a rezar chamando a Deus de Pai; revela a misericórdia de Deus mostrando o amor de um pai a um filho. Assim, fala da paz, da harmonia, da concórdia e da partilha em família; fala de si mesmo como filho e do alto da cruz entrega sua mãe aos cuidados do discípulo João e faz dela a mãe de todos nós. Assim, Jesus entrou no coração e na casa de muitas famílias, convivendo com elas. Hoje, como Jesus entra em nossa casa e convive com nossa família?
Do livro: Nós, Eu e Você - Casais - Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro - Paulus Editora - 3ª Ed.