Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Vivência: “A PESSOA DE JESUS” ...
A↑AA↓

Vivência: “A PESSOA DE JESUS” - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi

Por: Família Missionária

Por celebrarmos nesse fim de semana o dia de Todos os Santos que antecede o dia de Finados nos vem à mente a sabedoria da Santa Igreja que colocando o 1º nos prepara para vivenciarmos o 2º. A virtude dos santos que alcançaram a glória nos lembra, também, a comunhão dos santos: uma vez que todos os membros formam um só corpo, o bem de uns é comunicado aos outros... Mas o membro mais importante é Cristo, bem que é comunicado a todos através dos sacramentos... Por um só e único Espírito partilhamos e compartilhamos a comunhão na fé; a comunhão dos sacramentos; a comunhão dos carismas; a comunhão da caridade. “Ninguém de nós vive ou morre para si mesmo” (Rm 14,7).

A comunhão entre a Igreja do Céu e a da terra nunca se interrompe; pelo contrário vê-se fortalecida pela comunicação dos bens espirituais. A intercessão dos santos por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador Jesus Cristo vêm em auxílio de nossas fraquezas. Por outro lado nossas orações pelos entes queridos ou desconhecidos que já partiram para a Casa do Pai também revela nossa comunhão com os irmãos falecidos. Nossa oração pode ajudá-los, mas também pode tornar eficaz a sua intercessão por nós.
Assim como os amamos na terra podemos transmitir esse mesmo amor através de nossas orações, que serão como sinais do afeto que ainda desejamos lhes dispensar. Assim também, a caridade nos convida a orar pelos que não têm quem ore por eles... pelos que partiram carregando um pesado fardo... pelos que sofreram...pelos que fizeram sofrer... pelos que partiram precocemente... pelos que nem lhes foi permitido nascer...e por tantos que necessitam de oração... Na verdade é a graça e a misericórdia de Jesus que os acolhe, resgata, abraça e perdoa, mas em cada prece vai nossa fé e confiança em Deus e nossa homenagem, nosso amor, nosso carinho a cada um.
Por isso escolhemos essa vivência: a pessoa de Jesus. Aproximando-nos Dele, com certeza, com Ele, por Ele e Nele saberemos ser Igreja aqui na terra para desfrutarmos da graça de a vivermos no Céu. E, em meio à nossa reflexão podemos nos lembrar de tantas pessoas estimadas que desejamos entregar ao Sagrado Coração de Jesus, sempre presente com Sua Santa Mãe, a Nossa intercessora de todo dia, de tantas preces e pedidos. Que assim seja.   

 

Baseado no texto: A comunhão dos Santos – Catecismo da Igreja Católica – pág.228s

Objetivo:
- levar os participantes à experiência da oração individual.
- mobilizando-os pelo questionamento pessoal quanto ao significado da pessoa de Jesus na vida de cada um.
- usando o recurso da escrita, sem violar sua privacidade, para possibilitar uma experiência real.

 

Tempo: 30’

Material: ½ folha de papel sulfite, com imagem do semblante de Jesus (modelo abaixo), e canetas para todos os participantes.

No 1o momento colocar música instrumental suave, som baixo.

No 2o momento colocar a música “Ninguém te ama como eu” de M.Valverde (LP: Faço novas todas as coisas)

Estratégia: 1o momento:

- distribuir o material respectivo aos participantes.

O animador coloca:

“Todos nós já ouvimos falar de Jesus de Nazaré”.

Cada um de nós, talvez até sem perceber, já falou por aí, da pessoa de Jesus de Nazaré.

Mas, quem é Jesus para nós?

O que Jesus significa para cada um de nós? Quem é Jesus para mim?

Um dia Jesus fez esta pergunta aos apóstolos: “quem dizem os homens que eu sou?” E os apóstolos responderam. E aí Jesus perguntou: e vocês? E eles também responderam.

Talvez, também nós já tenhamos dado nossa resposta a Jesus no próprio caminhar de nossa vida. Mas hoje vamos dá-la de uma forma especial.

Todos receberam esta folha de papel com o semblante de Jesus impresso (mostrar). Ele é nosso, ninguém mais irá tocá-lo. Vamos pensar: “Quem é Jesus para mim? E vamos escrever nesse papel, como se fosse uma carta a Jesus, a nossa resposta. Ao terminar, dobrem o papel e o guardem com vocês”.

Teremos 10 minutos para esse momento. Colocar música do 1o momento. Se necessário ou conveniente sugerir o deslocamento dos participantes para favorecer sua privacidade.

2o momento:

- ao término do 1º momento, convidá-los a se acomodar de maneira confortável.
O animador, então coloca, pausadamente, de forma a dar espaço de tempo para que  vivenciem a interioridade proposta:
Cada um de nós, quando pensa em Jesus, tem uma imagem própria, dentro si. Uns o veem ajoelhado rezando, outros o imaginam sentado a seu lado. Vamos então fechar os olhos e trazer para dentro de nós esta imagem, esta pessoa de Jesus.
De olhos fechados, vamos receber Jesus que está dentro de nós... Vamos senti-Lo em nosso coração...
Jesus está aqui... Vamos contar só para Ele tudo que lhe escrevemos naquela carta... Jesus olha para nós e nós para Ele... Sentimos seu amor nos tocando... Vamos dizer a Ele tudo o que nos pesa... O nosso medo... As nossas dúvidas... As nossas preocupações...
Senhor Jesus queremos a Sua bênção...
Toca nosso espírito Senhor... Abençoa nossos filhos, nossa família... Obrigado (a) Senhor por todos eles... Pela nossa vida... Olha Senhor pelas pessoas que sofrem... Olha Senhor por aquelas que não têm ninguém para amá-los... Cuida Senhor das que estão confusas, perdidas no caminho... Ensina-nos Senhor, a amar aquelas pessoas que são difíceis para nós... Vem Senhor Jesus e fica conosco...
OBS. Caso vá utilizar a sugestão da celebração de Todos os Santos e Finados, inserir nesse bloco a possibilidade de oração pelos entes queridos e irmãos de fé que partiram.
Colocar a música do 2o momento.
Terminada a música, prosseguir:
“Vamos agradecer a Jesus este momento tão íntimo com Ele. Obrigado (a) Jesus pela sua presença, pela sua ternura... Agora, vamos abrir os olhos, lentamente... e juntos, de mãos dadas vamos rezar o Credo, a nossa profissão de fé.”

Concluindo:
“O que fizemos foi buscar um momento especial para estarmos com Jesus. Podemos fazê-lo todos os dias como nosso momento de oração. A carta vai servir como lembrança deste momento. Quando quiserem repetir a experiência, acrescentem nessa carta, novas notícias a Jesus e com certeza Ele estará sempre, em pessoa, abençoando a caminhada de cada um de vocês.” 

Do livro: Caminhos de Encontro e Descobertas – dinâmicas e Vivências – de Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi – Paulus Ed. – 1998 – 6ª. Ed.

 

 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on