Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » O caminho e os gravetos - Auto...
A↑AA↓

O caminho e os gravetos - Autor desconhecido

Por: Família Missionária

Material
De acordo com a criatividade do grupo. Preparar local com antecedência. Pode ser num local aberto, um parque, onde haja tipos de solo diferentes.

Processo
• Convidar o grupo para realizar uma caminhada celebrativa. Vamos sugerir alguns passos. Deve ser adaptado de acordo com a realidade do grupo. Se for no período da quaresma, pode-se fazer em forma de via-sacra.
• Percorrer um caminho descalço, de preferência em direção a um cruzeiro, uma capela, ou um local onde tenha se preparado um altar.  No caminho sentir o pisar no chão, nos espinhos, nas pedras... e ir refletindo quais são os espinhos, as pedras da vida pessoal, do grupo e da sociedade. Enquanto caminha, recolher gravetos ou outros objetos que simbolizem seus pecados pessoais e também os pecados sociais.
• Se não for via-sacra, preparar algumas paradas com reflexões, encenações, cartazes ou textos que ajudem a refletir, meditar e rezar. Pode-se também intercalar com orações conjuntas, refrões, salmos e cantos.
• Chegando ao ponto final, partilhar a experiência e celebrar a reconciliação. Queimar os gravetos que simbolizam os pecados. Reconciliar-se com os irmãos através de um abraço fraterno na atitude de quem pede perdão aos irmãos e oferece o perdão gratuitamente.
• Conclui-se com um momento e/ou canto de ação de graças.
 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on