Autobiografia - Autor desconhecido
Objetivos
Rever a vida com um olhar positivo. Libertar-se de traumas e assumir a história pessoal.
Material
Se julgar necessário, papel e caneta. Toca-fitas. Pode-se lançar mão também de outros recursos ou dinâmicas
Processo
• Orientar o grupo para o fato de que nossa história, com seus mais diversos acontecimentos, são como uma criança, como um filho. Mais: aqueles acontecimentos que a gente não aceita, mas que mexem no fundo de nossa vida, são como menores abandonados. Eles nos ameaçam e nos causam medo porque estão gritando por colo, carinho e paternidade/ maternidade. Quando eles encontram acolhida e atenção, deixam de nos amedrontar.
• Em silêncio e com um fundo musical apropriado, cada pessoa deverá recordar sua história pessoal, sobretudo os acontecimentos da infância e de modo especial aqueles que mais incomodam.
• Depois dar uma olhada positiva sobre estes acontecimentos, colocando algumas perguntas como: "Por que cada um agiu assim? Que razões tinham para isso? Será que foi por maldade ou tinham lá suas razões? Será que não fizeram isso por amor? Agora procure "encarar de frente" essas pessoas e perdoá-las. Peça perdão a elas também. O que Deus poderá estar dizendo a partir destes acontecimentos? Faça uma oração para todas essas pessoas envolvidas. Agradeça a Deus por ter-lhe dado oportunidade de compreender a vida de modo diferente" etc.
• Partilhar a experiência. Como se sentem? O que descobriram de novo? Como viver mais alegre e feliz? Qual o caminho que Jesus nos apresenta?