Dinâmica: “ARGILA DA BOA” - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi
“Argila da Boa” vem lembrar nossa criação e nosso Criador. É nosso DNA divino. Somos nós essa argila moldada pelas mãos celestiais, que fez de cada um de nós sua obra prima... A tudo Ele disse: “faça-se”; a nós, nos tomou em Suas mãos, nos moldou, pessoalmente, à imagem e semelhança de Seu Ser, de Seu amor... Concedeu-nos a Sua criação... Isso nos convida à reflexão sobre nossa vocação primeira do ser homem e do ser mulher. Nos convida também a associar nosso tema ao tema da CF2014 “Fraternidade e Tráfico Humano” para buscarmos juntos o caminho do encontro com o Plano de Deus. Qual é o nosso papel e missão diante da criação e do Criador?
“Então Deus modelou o Homem com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida e o Homem se tornou um ser vivente.” (Gn.2,7)
E Deus criou o homem à sua imagem... e os criou homem e mulher. E Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra.
... Eu entrego-lhes todas as ervas... todas as árvores... tudo isso será alimento para vocês. E para todas as feras... todas as aves... todos os seres... nos quais há respiração de vida, eu dou a relva como alimento.” E Deus viu tudo que havia feito, e tudo era muito bom.” (Gn.1,27-31) Bíblia Sagrada, Ed. Pastoral, Paulus Ed.
Objetivo: refletir, com o apoio do texto bíblico: Deus é o oleiro que modelou a criação. O homem e a mulher, como cooperadores de Deus, são os oleiros que respondem ao sentido da existência da criação;
- levando-os a perceber no mundo de hoje os sinais da criação, avaliando quantas coisas e “seres” são criados por Deus;
- avaliando a criação a serviço do homem e da mulher e a postura e posição destes, como colaboradores do criador;
- questionando: Hoje, nos deixamos modelar pelo criador? Deus faz parte de nossas obras? E nós participamos da obra de Deus? Como?
Tempo: 60’
Material: uma cópia do texto bíblico (acima) em papel cartolina para facilitar a visualização ou cópia impressa para cada casal. Uma bandeja (palco da cena) e argila para o grupo. Texto ou proposta da CF 2014.
Estratégia: 1ª etapa: 30’
Apresentar o cartaz ou distribuir o texto impresso para cada casal, sugerir a leitura e a reflexão, propondo:
- “O que entendemos?”
- “Como distinguir a Criação divina da criação humana?”
- “Como o homem e a mulher percebem e se utilizam da Criação? Qual é o papel do homem e da mulher diante da Criação? E qual o papel diante do Criador?”
- Motivá-los a se manifestar dentro do tema proposto (citação bíblica e os tópicos sugeridos no objetivo).
- Esgotado o tema, propor que o grupo, usando a argila, realize uma tarefa comum: como fruto da reflexão vivida, criar uma cena do mundo no qual vivemos;
- Colocar a argila sobre a mesa e repetir a proposta: “criar uma cena”;
- motivá-los para que se organizem e elaborem;
Colocar uma bandeja ou aparador como palco da cena.
2ª etapa: 20’
Controlar o tempo do processo criativo auxiliando o grupo a organizar as ideias, estruturar a cena e finalizar o trabalho;
- ao término, colocar o trabalho sobre uma mesa, no centro do círculo, solicitar que todos retornem a seus lugares.
3ª etapa: 10’
Convidá-los a apresentar o trabalho efetuado. Deixar livre para que todos se manifestem.
- em seguida propor que associem a reflexão vivida com o tema da CF2014 – se desejar, utilize uma das propostas como referência para mobilizá-los – ou destaque alguns tópicos, tipo: “escravidão humana, exploração sexual, venda de crianças, abusos nos próprios lares, venda de órgãos, etc.” – converse sobre o direito delas e o nosso dever – aprofunde conforme orientação da CNBB.
- concluir refletindo sobre a grandeza do amor de Deus Criador que nos criou tão especiais e nos deu grande importância nos colocando a seu lado como homem e como mulher, sobretudo, como colaboradores do Criador. Realizar nossa missão é que nos faz realmente felizes.
Obs: Como trabalhar com a argila: uma vasilha com água, um pano para secar as mãos.
Umedecer as mãos. Pegar uma porção de argila suficiente para realizar seu projeto.
Amassá-la de maneira a formar um ovo, aí então iniciar a modelagem desejada, ou seja, a escultura.
Do livro: Nós, Eu e Você – Dinâmicas e Vivências para Casais – Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro – Paulus Ed. – 3ª Ed.