Dinâmica: "Bíblia: A Vida na Palavra - A Palavra na vida" - Rosabel De Chiaro
“É como a chuva que lava, é como o fogo que abrasa. A Palavra de Deus é assim, não passa por mim sem deixar seu sinal”... Assim diz a música, assim dizemos nós, mas assim também diz o próprio Deus: “Assim como a chuva e a neve, que caem do céu e para lá não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, produzir semente e alimento, assim acontece com a Minha Palavra, ela não volta para mim sem ter realizado o que Eu quero e sem ter cumprido com sucesso a missão para a qual Eu a enviei”.(Is.55,10-22)
Assim, por estarmos no mês da Bíblia e plenos dessa Palavra que, cremos, orienta a nossa vida, propomos a técnica do exercício da própria Palavra para assinalarmos nela e com ela a vida nossa de cada dia, na família, no trabalho, na comunidade com a presença contínua de Deus que conosco caminha.
Adequada para grupos de perseverança, jovens e adolescentes, é indicada também para casais. Sugerimos, no entanto, que seja uma reflexão individual para tornar possível a cada um esse encontro pessoal com a Palavra, fundamental para as descobertas próprias desse momento profundo, único e especial.
Objetivo: refletir a Palavra de Deus tal como ela é, Palavra de vida para a vida:
- motivando-os a perceber a Vida contida na Palavra orientando nosso caminhar;
- possibilitando pelo exercício a proximidade afetiva e terna de cada um com a pessoa de Jesus;
- facilitando, pelo recurso da estratégia final, uma troca marcante entre os participantes, como partilha do “sinal”, da mensagem acolhida através da Palavra de Deus;
- proporcionando a familiaridade com a Palavra assim como o interesse pela leitura da Bíblia e a prática de Jesus.
Tempo: 70’
Material: para cada participante: meia folha de papel sulfite com a indicação bíblica impressa (sugestões de textos em anexo), lápis ou caneta, Bíblia própria. Para o grupo: Musica instrumental suave em volume baixo (opcional).
Estratégia: 1ª etapa: 05’: Orientar
Convidá-los à atividade, explicar: “cada um irá receber um texto bíblico para refletir. Leiam e releiam quantas vezes desejarem. Busquem situar-se naquele contexto, como se estivessem ouvindo “in loco” aquelas palavras, diretamente da pessoa que, na Bíblia, as profere. Aprofunde-as bem em seus corações. Fechem os olhos e sintam a mensagem de vida que a Palavra de Deus lhes trouxe. Em seguida, utilizando essa folha escrevam nela o que desejarem.”
- propor que trabalhem silenciosamente e de maneira individual. Que solicitem ajuda ao dirigente, se necessário;
- lembrar que, às vezes, para auxiliar no entendimento do texto e do contexto é interessante ler as anotações do rodapé referentes à Palavra lida;
- distribuir o material e solicitar que se acomodem pela sala de maneira a manter a privacidade de cada um;
- Comunicar o tempo disponível: 25’. Quem terminar antes deve permanecer em silêncio e aguardar novas instruções.
Deixá-los à vontade. Participar também e estar atento para qualquer necessidade.
2ª etapa: 25’: Reflexão pessoal
Acompanhar de maneira discreta.
Comunicar o término do tempo. Pedir que retornem ao círculo.
3ª etapa: 15’: Partilhar
Convidá-los a partilhar a experiência com o grupo. Deixar que se manifestem à vontade, motivar, se necessário com algumas questões: como foi? Como se sentiram? O que mais os tocou?
4ª etapa: 25’: Compartilhar
Hoje vamos utilizar a palavra “Partilhar com o sentido de apenas dividir. Dividir o que somos e possuímos sem escolhas ou expectativas, partimos, repartimos naturalmente e pronto.
Da mesma maneira, hoje vamos utilizar a palavra Compartilhar com o sentido de troca, mas uma troca que gera cumplicidade. A gente não divide, a gente doa e se doa, mas também acolhe e recolhe o doar-se do outro por inteiro. Em geral, tudo que nos agrada, nos toca, nos faz felizes, nos leva ao desejo de compartilhar para que o outro também seja feliz. É isso que vamos fazer agora: Compartilhar o que vivenciamos.
Orientar: escolham a pessoa com quem desejam compartilhar seu texto, suas impressões, manifestem o porquê de sua escolha e troquem suas anotações - entreguem a sua e recebam a do outro. Se acaso os escolhidos desejarem também fazer sua escolha, devem utilizar o que receberam. Se porventura forem novamente escolhidos por outros, mais uma vez, devem efetuar a troca. E ao final guardem como lembrança a Palavra que lhes sobrou em mãos, talvez, seja essa a Palavra que Deus queria, realmente, lhes oferecer.
Iniciar como exemplo e solicitar que prossigam.
Ao final, concluir: “assim fizemos porque a Palavra de Deus nos propõe sairmos de nós mesmos para “compartilharmos” a vida, as graças recebidas, os dons e, sobretudo irmos ao encontro do outro para o acolhermos no todo do seu ser. A Palavra não pode se deter em nós, é para ser partilhada, compartilhada, para cumprir seu papel”.
Encerrar valendo-se das palavras da introdução, do objetivo e da maneira que o Espírito Santo vier a iluminar.
Material: Sugestão de textos
Ao dirigente:
Escrever ou imprimir o texto indicado em meia folha de papel sulfite, para ser entregue a cada participante.
Para facilitar o entendimento do contexto selecionamos os textos abaixo, na maioria por capítulos inteiros, porém, fica a critério de cada dirigente utilizar o que julgar conveniente. O essencial não é o conhecimento da Palavra, mas o convite à interiorização que leva ao encontro e à vivência da vontade de Deus que a profere.
Gn. 2,1-25 Dt. 30,1-20 Sl. 119 (118),1-48 Lc. 5,1-39 Mt. 5,1-48
Mt.6,1-34 Mt. 7,1-29 Jo. 14,1-31 Jo.15,1-27 Mc. 4,1-41
Hb. 11,1-40 Hb. 12,1-29 Lc. 10, 1-42 Jo. 4,1-54 At. 1,1-26
Ef. 5,1-33 Ef. 6,1-24 ICor. 13,1-13 Sb. 7,1-30 Lc. 12,1-59
Jo. 17,1-26 Jo. 20,1-31 Tg. 1, 1-27 Mt. 18,1-35 Lc. 11,1-54
Mt. 10,1-42 Mt. 15,1-39 Jo. 17,1-26 Lc. 22,1-46 Lc. 24,1-53
É interessante solicitar, com antecedência, que os participantes tragam suas respectivas Bíblias.
Técnica de Dinâmica aplicada em reunião de grupo de casais – Rosabel De Chiaro