Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Dinâmica: O Presente da alegri...
A↑AA↓

Dinâmica: O Presente da alegria - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi

Por: Família Missionária

Celebrar o dia das crianças e o dia da Mãe Aparecida num mesmo tempo e espaço parece providencia do Divino. Por isso pensamos em evocar a ternura da Mãe para acariciar e proteger nossas crianças e a ternura singela de cada uma delas para reverenciar, com seu carinho e alegria, a Nossa Senhora da Conceição Aparecida – a Mãezinha de cada brasileiro.

Para isso escolhemos o tema: O presente da alegria – uma troca espontânea, que nasce da alegria, de se ter um/a amigo/a, que por ser estimado/a, nos agrada presenteá-lo/a. Assim também acontece com a Mãe. 

Própria para crianças essa técnica de dinâmica, pode ser utilizada na catequese, nas escolas, mas também em reuniões familiares, onde o convívio entre as crianças leva a descobertas, como simpatia e afinidades.

Objetivo: dar e receber um “feedback” positivo num ambiente grupal.

- promovendo um clima de confiança, valorização pessoal, um estímulo positivo no meio do grupo;

- facilitando, pelo exercício, uma manifestação espontânea de sentimentos e afinidades;

- mobilizando-os à descoberta da importância dos valores de cada um para o grupo;

- proporcionando um momento para vivenciar, em grupo, um gesto de fé.

Tempo: 50’

Material: caixa de presentes, decorada como tal, contendo: envelopes com o nome de cada um dos participantes do grupo com uma folha de papel carta. Lápis ou canetas para todos os participantes.

Como reserva: alguns envelopes e folhas de papel carta,

Para o grupo: uma imagem de N. Senhora da Conceição Aparecida sobre uma mesa (decorar a gosto), uma folha de papel cartolina, canetas hidrocor coloridas.

Estratégia: 1ª etapa: 05’

Convidá-los a participar de uma atividade. Orientar:

- “Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Mas, às vezes, ficamos tão preocupados em oferecer grandes coisas que deixamos de lado o que julgamos insignificante, pequeno. Esquecemos que justamente esse pode ter um significado especial para o outro. Hoje e agora, vamos fazer isso, vamos dar um pequeno presente da alegria para um/a colega do grupo”.

- apresentar o material: “essa caixa de presentes contém o material que vocês precisam para enviar mensagens, como um presente que trará alegria para seus colegas;”

- “cada envelope tem o nome do colega para o/a qual você deverá escrever. Ao retirá-lo, mantenha silêncio, volte ao seu lugar, sem comentários;”

- “então, pense bem na pessoa cujo nome retirou e escreva mensagens citando as boas qualidades que observa nela. Escreva algo específico que você admira, no seu jeito de ser, de participar do grupo etc.”

- “escreva uma mensagem especial, é o seu presente da alegria para ela. Além das qualidades que ela possui, cite também seus sucessos e esforços no grupo e com os colegas.”

- “ao terminar, se desejar assinar, pode fazê-lo. Em seguida, coloque o envelope novamente na caixa e retorne ao seu lugar.”

Solicitar que retirem os envelopes, lápis ou caneta, se necessário, e retornem a seus lugares sem comentários.

2ª etapa: 10’

Deixá-los à vontade, manter o silêncio até que todos concluam, recolocando os envelopes na caixa de presentes.

3ª etapa: 10’

Hoje estamos celebrando o dia das crianças, por isso pensamos em dar um presente para nossos colegas, mas hoje é também o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. É a padroeira do Brasil, a Mãe de todos os brasileiros e a gente pensou em dar, também para ela um presente que lhe traga alegria.

Sobre a mesa temos uma cartolina, lápis e canetas coloridas, vocês topam fazer um presente do grupo para Nossa Senhora?

Orientar e auxiliar para que se organizem: o que e como fazer: desenho de flores, corações com os nomes de cada um, escrever uma palavra de amor à Mãe? Sugerir e auxiliar se necessário. Quando terminarem, solicitar que deixem o cartaz sobre a mesa e retornem a seus lugares.

4ª etapa: 25’

Com as cadeiras formar um círculo a partir da imagem de Nossa Senhora e convidá-los a se acomodar.

Em seguida propor: “agora, temos dois presentes um para Nossa Senhora e outro para cada um de vocês, então, vamos decidir qual entregamos primeiro?”

- deixar que decidam.

Caso seja o da Mãe, solicitar que todo o grupo coloque-o aos pés da Imagem. Se o grupo desejar, pode se organizar para explicar o que e porque fizeram, dividindo tarefas.

Caso seja o dos participantes, tomar a caixa de presentes em mãos, distribuir a todos, deixar que curtam à vontade, para então sugerir o complemento da atividade. Pode ser partilhar com os colegas a experiência vivida ou agradecer ao portador a mensagem recebida.

Concluir propondo que todos se deem as mãos e juntos rezem, uma Ave-Maria. O que gostariam de pedir a Nossa Senhora: que cuide da família? Do Brasil? E o que gostariam de agradecer?

Abrir um espaço e perguntar: gostaram? Como se sentiram? O que mais os agradou?

Baseada na dinâmica do mesmo nome do livro: Caminhos de Encontro e Descobertas – dinâmicas e Vivências – de Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro - Paulus Ed. 6ª edição


 

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on