Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » O Semeador - Rosabel De Chiaro...
A↑AA↓

O Semeador - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi

Por: Família Missionária

Texto bíblico de apoio - Dinâmica: “O SEMEADOR”

Naquele dia, Jesus saiu de casa, e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. Numerosas multidões se reuniram em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. E Jesus falou para eles muita coisa com parábolas: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos foram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Porém, o sol saiu, queimou as plantas, e elas secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um. Quem tem ouvidos, ouça!
Os discípulos aproximaram-se, e perguntaram a Jesus: “Por que usas parábolas para falar com eles?” Jesus respondeu: “ Porque a vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não. Pois, a quem tem será dado em abundância; mas daquele que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu uso parábolas para falar com eles; assim eles olham e não vêem, ouvem e não escutam nem compreendem. Desse modo se cumpre para eles a profecia de Isaías: ‘É certo que vocês ouvirão, porém nada compreenderão. É certo que vocês enxergarão, porém nada verão. Porque o coração desse povo se tornou insensível. Eles são duros de ouvido e fecharam os olhos, para não ver com os olhos, e não ouvir com os ouvidos, não compreender com o coração e não se converter. Assim eles não podem ser curados.’ Vocês, porém, são felizes, porque seus olhos vêem e seus ouvidos ouvem. Eu garanto a vocês: muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; desejaram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.”
“Ouçam, portanto, o que a parábola do semeador quer dizer: Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o Maligno e rouba o que foi semeado no coração dele. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria. Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta por um.”
Mt. 13, 1-23 (Bíblia Ed. Pastoral)
 
 

PROPOSTA: (uma cópia para cada casal)
Motivados pela reflexão do texto bíblico, busquem associá-lo à vida matrimonial, pensando no acolher, cultivar e semear do casal.
Conversem a respeito de cada item, usando, sempre que desejarem, esta folha que pertence a vocês, para fazer suas anotações.
1 - Como casal, onde é que entramos nesta parábola de Jesus? Quem somos nós?
2 - Contemplem o “ser terreno” da sua vida a dois, do seu lar:
- associando-o ao texto bíblico, como o definiriam?
- qual seria o papel de cada um e dos dois para possibilitar uma melhor qualidade do “ser terreno” do seu lar?
- como têm cuidado do seu próprio “ser terreno”? E do “ser terreno” do/a companheiro/a?
3 - Pensando nas sementes recebidas nos Sacramentos do Batismo e da Crisma, de que forma as vivenciam no Sacramento do Matrimônio?
- Que sementes receberam no Sacramento do Matrimônio? Onde estão? Como as têm cultivado?
- Como cada um tem cuidado das próprias sementes? E das de seu/sua companheiro/a?
- Quais as que cada um percebe cultivar com mais cuidado?
- Quais as que percebe neglicenciar?
- O que têm semeado na vivência e convivência matrimonial e familiar? Esse semear se reflete na vida em sociedade? Como? Por quê?
4 - “Porque a vocês foi dado conhecer”...: significa privilégio ou supõe compromisso?
- Refletindo o texto percebemos que há fatores (maligno, alienações, inconstância, perseguições, ilusões, tribulações) que influenciam no sucesso da semeadura. Este é o espaço que pode frustrar a grandeza do Projeto de Deus. Como isso se daria no relacionamento conjugal? E na vida familiar? Como vencê-los?
5 - Em momento algum Jesus questiona a qualidade da semente. Por quê?
- Em momento algum Jesus sugere o cuidado do semeador na escolha do terreno. Por quê?
- Que relação pode se estabelecer entre os itens acima citados e a missão de pai e mãe?
- Hoje, pensando no seu “ser terreno”, o que cada um pediria a Jesus?
- Pensando no seu lar, na sua vida familiar e conjugal, que sementes cada um pediria a Jesus?
- Juntos, de mãos dadas, celebrem este momento com Jesus, digam-lhe o que lhes vier ao coração.

Sugestão: guardem suas anotações, elas simbolizam o cultivar do campo do amor de vocês que busca acolher sempre, cada semente nele lançada, refletindo a vivência sacramental do seu ser casal.

Do livro: Momentos de Encontro Sacramental – Fé e Vida, Caminhos de encontro com Deus – Sonia Biffi & Rosabel De Chiaro – Paulus Editora - 2004
 
Dinâmica: O Semeador – Orientação


Modelo sugestão do quebra cabeças


1º Idealizar um desenho sugestivo ao tema, ao mesmo tempo prático para o trabalho em questão. Por ex.: uma flor, um fruto.
2º Desenhe-o em papel cartão, folha dupla, em tamanho grande, o suficiente para fazer dele um quadro. Esta será a base do quebra cabeças. Não esquecer de reservar o espaço para a frase: “Andei caminhos com as mãos repletas de sementes, mesmo meus olhos traziam inúmeras delas. Foram recebidas de Deus para distribuir aos que delas necessitassem”.
3º Repetir o desenho, em sua forma e dimensão, em outra folha de papel cartolina, dividi-lo em tantas partes quanto for o número de participantes. Estas serão distribuídas a cada casal, para a colagem das sementes (grãos). A mesma divisão deve ser feita no desenho base, numerando-se de maneira discreta, cada parte do desenho da base e o verso de cada parte respectiva a ser distribuída. Assim, facilita-se a montagem final do quebra-cabeça.
4º Para facilitar seu uso e manuseio, as sementes (grãos) podem ser armazenadas, separadamente, em quantidade suficiente para cada casal. O material completo: saquinhos com grãos, cola e parte do quebra cabeças, se acondicionados em um saco plástico maior, também facilitam a distribuição. A frase já escrita em papel cartolina, também facilita a montagem final.

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on