Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » A ceia do sen hor - Rosabel De...
A↑AA↓

A ceia do sen hor - Rosabel De Chiaro e Sonia Biff

Por: Família Missionária

Baseados na reflexão do texto bíblico e trazendo seu sentido para a vida pessoal e conjugal, conversar a respeito de cada item, usando, sempre que desejarem, a própria folha da proposta para fazer suas anotações:
 

1 - “... Jesus mandou Pedro e João: Vão e preparem tudo para comermos a Páscoa... Os discípulos foram... E prepararam... Quando chegou a hora, Jesus se pôs à mesa com os discípulos...”
Assim, em volta de uma mesa... como Jesus queria... aconteceu a celebração da Nova Aliança... numa ceia... Refeição: pão e vinho... nela a entrega e a acolhida... a partilha e o serviço... a pertença e a presença... o compromisso... o Sacramento (sinal) do Amor... Aliança definitiva.
- mobilizados por esta Aliança, que os levou a tantas outras, vocês celebraram a própria aliança matrimonial, quiseram estar com Jesus. Prepararam tudo... e se colocaram juntos, os dois, diante da mesma mesa (altar)... ali, a mesma Presença se fez na celebração de vocês... de entrega e acolhida... de partilha e serviço... de pertença e compromisso... em cada aliança, o sinal da aliança definitiva... nos gestos e palavras o Sacramento do Matrimônio... o Sacramento (sinal) do amor humano buscando ser ‘selado’ pelo amor divino...
- lembremos daquela mesa (altar), daquela Presença, daquela celebração... como foi? Como cada um a viveu?
- conversem sobre o que significou para cada um, aquele momento;
- o que mais o/a tocou?
- tirem as alianças, permaneçam com elas em suas mãos. Agora, contem um ao outro “o que ela significa hoje para vocês”;
- conversem um pouco sobre alguns planos da vida de vocês e imaginem-se, outra vez, diante da mesma mesa (altar), da mesma Presença do Senhor... é Cristo que os acolhe: “O que quereis que eu vos faça?”
- conversem com Ele e depois... coloquem novamente as alianças, um no outro, dizendo o que desejarem.
 

2 - a Igreja = a morada de Jesus = a “sala” da Ceia
O altar = a mesa = local da entrega e do encontro, foi preparado para acolher a todos, cada um tem o seu lugar, o direito ao espaço, ao convite, a acolhida, ao alimento.  
- sintam-se entrando naquela “sala”... observem a “mesa”, a Ceia preparada... como está?... Observem as pessoas reunidas... Quem são?... Como estão?... Observem e sintam o espaço... a acolhida...
- qual é o seu lugar à mesa?... O que fazem lá?... Qual é o seu papel?...
- contem um ao outro o quê e como se sentiram.
- entrem agora em seu lar, a morada da sua vida matrimonial... observem a mesa familiar, a sala da refeição preparada... as pessoas reunidas... quem são? Como estão? Observem e sintam o espaço... a acolhida...
- qual é o lugar de Jesus à mesa?... Como foi acolhido?... O que Ele faz lá? Apresentem Jesus a cada membro de sua família.
- contem um ao outro o quê e como se sentiram.
 

3 - Sobre a mesa da Ceia: o pão e o vinho. Neles Jesus se deu, marcando-os com a identidade de encontro com Deus e com os irmãos, de partilha da vida e da fé, de alimento do espírito, alegria na vivência, redenção e compromisso na convivência. Partindo o pão Jesus foi reconhecido pelos discípulos de Emaús.
- com que identidade vocês marcam seu matrimônio?
- o pão = trigo, água, sal, fermento.
Jesus lhes pede agora, que preparem o pão do seu matrimônio. O que pode simbolizar o trigo, a água, o sal e o fermento, na vida matrimonial?
- como é o pão matrimonial de vocês?
- o vinho = uvas cultivadas, colhidas e escolhidas, amassadas e fermentadas. A essência extraída, o tempo... para ser vinho.
Há um processo... entrega, dedicação... cultivar, colher, escolher... separar o bagaço... extrair a essência... esperar... saborear... celebrar.
- o que pode significar esse processo na vida matrimonial de vocês? E na vida familiar?
- que pão e que vinho têm sido um para o outro? E para a família?
- como têm ajudado, um ao outro, a ser pão, a ser vinho?
- na vivência do Sacramento do Matrimônio, que sentido tem para vocês a presença de Jesus?
 

4 - “Uma celebração é, pois, um encontro que se exprime como um diálogo, mediante ações e palavras, gestos e sinais. Pela celebração se alimentam os laços de união, brotam o crescimento e a comunhão, se estabelece um consentimento, firma-se um compromisso”. (* 10)
Na Ceia Eucarística celebramos a vida, morte e ressurreição de Jesus.
- a partir desta celebração que sentido tem para vocês a ceia da vida familiar?
- que missão lhes propõe o Sacramento do Matrimônio? Através da sua vivência o que Jesus lhes pede hoje?

Sugestão: guardem suas anotações, ela simboliza o cultivar da essência do amor que há em cada um de vocês, amor que busca sempre, viver e partilhar o “ser pão e vinho”, refletindo a vivência sacramental do seu ser casal.

Do livro: Momentos de Encontro Sacramental – Fé e Vida, Caminhos de encontro com Deus – Sonia Biffi & Rosabel De Chiaro – Paulus Editora - 2004

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on