Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Gravuras - Rosabel De Chiaro e...
A↑AA↓

Gravuras - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi

Por: Família Missionária

Objetivo: favorecer o autoconhecimento e o conhecimento do outro:

- desenvolvendo uma consciência de si mesmo e de seus sentimentos;
- auxiliando os participantes a se conscientizarem a respeito de suas expectativas, desejos, preocupações e interesses no momento atual;
- assinalando, de maneira inicial, os valores pessoais dos participantes;
- favorecendo a descontração ao mobilizar os participantes a falar de si de forma indireta.
 

60 minutos – indicada para adultos, casais, grupos de jovens e adolescentes. Adequá-la a cada realidade. 10 a 18 participantes.

Material: gravuras (de revistas) com cenas variadas: pais, filhos, cenas em família (aniversário, viagens, refeições); cenas que destacam pessoas (H ou M, idosos, crianças); paisagens; figuras que sugerem aspectos da sexualidade: namoro, carinho; figuras que simbolizem pobreza, riqueza, poder, status; figuras de animais, de objetos esdrúxulos (tênis velho, roupa estranha, objeto diferenciado). Recortar e colar cada figura em uma folha de papel sulfite para organizar sua apresentação de maneira uniforme e adequada.
Estratégia: com antecedência, ajeitar as cadeiras em círculo de acordo com o número de participantes e colocar sobre elas as gravuras disponíveis.
 

1º. Acolher o grupo e convidá-lo a uma experiência. Orientar: “primeiro ouçam as instruções para depois realizarem.”
- “Em silêncio, de forma tranqüila e em fila única, andem entre as cadeiras que contém as gravuras colocadas. Num primeiro momento apenas observem cada gravura e retornem ao início;”
- “no segundo momento, observando-as novamente, vocês deverão escolher uma delas e acomodar-se no lugar da gravura, mantendo-a nas mãos;”
- “cada participante deve escolher apenas uma;”
- “se mais de uma pessoa escolher a mesma figura, as pessoas envolvidas na escolha devem sentar-se uma ao lado da outra.”
Sugestão sobre o critério de escolha: uma figura que, de alguma forma lembre suas preocupações, expectativas, anseios, sonhos, que toque seu coração, que tenha algo a ver com seu momento agora, que tenha algo em comum com você etc.
- Convidá-los a iniciar. Acompanhar, deixando-os a vontade, controlar o tempo (10 a 15’)
 

2º. Solicitar que cada participante mostre ao grupo a gravura escolhida e conte as razões de sua escolha. Manter um clima de atenção entre os participantes e cuidar para que sejam objetivos em suas colocações, permitindo assim que todos tenham oportunidade de se manifestar.
- Terminadas as manifestações pessoais o animador deverá assinalar os pontos em comum citados: valores, emoções, preocupações e dificuldades comuns à maioria.
- Comentar: “no exercício realizado, tivemos que escolher uma gravura entre tantas que nos foram oferecidas. E cada um soube dizer o porquê de sua escolha. (citar algumas: mobilizaram nossos sentimentos, emoções, lembranças, preocupações, despertaram idéias, ideais etc.). Essa experiência, simbolicamente, pode representar as escolhas que temos que fazer, constantemente, no cotidiano da vida, diante de desafios e propostas, trabalhando os sentimentos, as emoções, as preocupações e etc. que nos despertam.”
- Abrir para manifestações. Motivar se necessário. Encerrar agradecendo a participação de todos ou conforme sugestão do grupo.

Do livro: Nós, Eu e Você, Dinâmicas e Vivências para Casais – Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro – Paulus Editora – 3ª. Edição - 2002

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on