A Viagem - Marisa e Samuel Moncayo
Objetivo: Definir as prioridades e experiência de vida
Tempo: 45’
Material: Papel e caneta para cada um
Desenvolvimento: O coordenador pede que cada um escreva cinco sonhos pessoais. A seguir, começa a dizer: lembramos que esses sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida. Iremos para outro país numa longa jornada.
- Com nossos sonhos em mãos, ao sair de casa nos deparamos com nossa primeira dificuldade: nem todos cabem no carro que irá nos levar, assim... temos que abandonar um. Qual deles seria? (façam sua escolha)
- Seguindo viagem nosso carro quebra e temos que seguir a pé. O peso da bagagem nos obriga a deixar outro sonho de lado, ficando somente com três. Qual dos sonhos foi abandonado?
- Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a correr para nos atacar. Para escapar corremos e abandonamos outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?
- Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados. Temos que seguir com somente uma mala, qual sonho deixamos?
- Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?
Para o plenário: o carro cheio representa nossa família e/ou nossos amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso da bagagem representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que, pelo cansaço, desistimos. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, é o simbolismo de uma purificação. A alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira. Qual seria?
- Qual hora foi mais difícil abandonar um sonho?
- O que me motiva durante as dificuldades, quando as encontro?
- Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os passos da minha viagem?
- Qual a retribuição que Deus deu para mim?
Dinâmica enviada por Marisa e Samuel Moncayo