Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Um momento com Maria da Concei...
A↑AA↓

Um momento com Maria da Conceição Aparecida - Rosabel De Chiaro

Por: Família Missionária

Objetivo: proporcionar um momento de oração e convívio com a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
- Motivando os participantes a externalizar em palavras, gestos e atitudes sua devoção à Mãezinha.
- Incentivando o exercício da oração na prática da fé e promovendo a oração do terço.
Material: Para cada participante: impresso do texto de apoio. Para o grupo: sobre a mesa, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, velas, flores, a Bíblia, terços, ¼ de folha de papel sulfite em branco, caneta/lápis e uma cestinha para acolher as orações posteriormente escritas. CD musica instrumental suave, própria para momento de reflexão. Folheto com músicas sugestivas ao tema e à técnica.
1o momento: 5’
Com antecedência, preparar a mesa como um altar a Nossa Senhora no centro do círculo onde o grupo se reunirá. Se achar conveniente arrumar em meia lua, para que todos fiquem de  frente para o altar. Em cada cadeira colocar os folhetos de canto que pretende utilizar e a cópia do texto de apoio.
- Acolher o grupo e convidá-los a vivenciar esse momento com a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
- Iniciar com um canto de abertura. Propor que, em silêncio, cada um tome a folha com o texto de apoio e leia, como um momento de oração e conversa com a Nossa Senhora.
2o momento: 30’
Mantendo o clima de oração e silêncio, convidá-los à oração do terço. Orientar: todos participarão, em rodízio, um após o outro assume seu momento, puxando a oração. Definir os mistérios a serem contemplados de acordo com o dia da semana e associá-los com as intenções relacionadas à vida de cada dia, para facilitar, assumir essa parte ou delegar a um dos participantes. Disponibilizar os terços, dar início com o oferecimento e a oração do Creio. Acompanhar a sequência. Se desejar, entre um mistério e outro encaixar uma estrofe da música escolhida.
2o momento: 5’
Distribuir os papéis recortados, as canetas/lápis e orientar: “No primeiro momento com Nossa Senhora acompanhamos uma leitura que sugeria uma conversa com a Mãezinha. Agora, cada um vai ter a oportunidade de manifestar o que deseja à Mãe. Orientar: sobre a mesa temos papel, caneta/lápis. Mantendo o silêncio, vamos nos acomodar aonde quisermos e escrever a nossa mensagem. No retorno, ela será partilhada com a Mãe e com os irmãos. Colocar fundo musical suave, volume baixo.
Determinar o tempo.
3o momento: 10’
- Convidá-los a vivenciar a “entrega”, oferta da mensagem pessoal à Mãe.
- Cantando, dar início.
- Ao término, propor que cada um retire do altar uma das mensagens e retorne ao seu lugar.
- Convidá-los a, em silêncio, ler a mensagem.
- “Agora, diante da nossa Mãezinha, vamos devolver a mensagem do/a nosso/a irmão/a, dar-lhe o abraço da Paz e do Amor de Maria, nos comprometendo a orar por ele/a em nossas orações diárias a Nossa Senhora.
Agradecer e encerrar.
 

Rosabel De Chiaro
 

Texto de apoio: Dinâmica: Um momento com a Nossa Senhora da Conceição Aparecida
                                          
Um momento com a Mãe, Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Mãe, hoje é teu dia. Hoje te chamamos de Aparecida, a Nossa Senhora que apareceu diante de nós. Calada, nos fizeste encontrar-te em meio ao murmúrio das águas. Do céu escutaste o clamor dos que de ti precisavam.
Buscavam peixes... Encontraram a Rainha. Buscavam a coragem... Encontraram a esperança. Buscavam trabalho... Encontraram a fé. E nada se perdeu, nem os peixes, nem a coragem, nem a fé... “Eis aí a tua Mãe”.Assim continuas a ser nossa Mãe, nossa protetora, nossa companheira nas pescarias da nossa vida. Tua cor lembra o amor sem fronteiras, sem preconceitos, sem medidas. Amor que leva à igualdade, que clama fraternidade, que propõe liberdade. Foste colhida e acolhida como uma peregrina que chega, uma estrangeira de águas distantes, mas escolhida e querida como Senhora da nossa casa, da nossa pátria, da nossa vida.
Acolhe agora, em teu Sagrado Coração as súplicas do teu povo brasileiro. Ave cheia de Graça espalha por este Brasil imenso a graça da tua coragem, a candura da tua fé. Enternece os corações endurecidos pela ganância, distorcidos pela mentira, embrutecidos pelo egoísmo; vê Mãe, que deles depende o alívio de tantas misérias e dores.
E porque és bendita entre todas as mulheres, te confiamos também nossos próprios filhos. Ajuda-nos a resgatar os que se perderam, a libertar os confusos, a curar os feridos e adoecidos pelas maldades do mundo. Acolhe e abraça nossas crianças que ora colocamos a teus pés. Ajuda-nos a ensinar-lhes o que de ti e de teu filho Jesus temos experimentado. A misericórdia que acolhe, a ternura que acalenta, o amor que perdoa, que vai ao encontro... Tem-nos faltado a serenidade que escuta, a espera paciente, a confiança no irmão, a sabedoria da escolha... Há tanto que lutar pelas coisas da vida, que esquecemos o valor da própria vida... Da nossa, da Tua e a do Teu filho, Jesus...  “Fazei o que Ele vos disser”.
És a Senhora do Silêncio, pronta a ouvir, perceber e sentir como nós nos sentimos, como e onde estamos... Tão grande é teu amor, que sempre te aproximas preenchendo nosso espaço, ocupando nossos corações, iluminando nossos caminhos, ensinando-nos a viver.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, espalha teu suave perfume para renovar em nós a esperança de vermos socorridos e libertados os pequeninos, os humilhados, os famintos, os descalços, os injustiçados. Faz-nos caminhar com coragem e sabedoria pra fazer acontecer à vontade de teu Deus e Senhor aqui na terra para então merecermos o céu. Protege com teu manto este Brasil, este chão que nos acolhe nas tribulações da vida e no descanso da morte. E quando esta hora chegar, que sejamos dignos de Te chamar de Mãe, como Teu filho Jesus.
Amamos você doce Senhora, a nossa Senhora da Conceição Aparecida, que veio, apareceu pra ficar aqui, com todos os brasileiros, mas também acolhe, com o mesmo amor, todos aqueles que essa terra, tão brasileira, sabe abraçar. Amém                     
 

Rosabel De Chiaro

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on