Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Planejando a caminhada - Rosab...
A↑AA↓

Planejando a caminhada - Rosabel de Chiaro e Sonia Biffi

Por: Família Missionária

Objetivo: levar os participantes a planejar um calendário de intenções de trabalhos expondo suas expectativas, seus ideais, propondo sugestões, atividades etc. que contribuam para o crescimento de todos, promovendo assim, indiretamente, a conscientização dos reais objetivos da vida em uma comunidade cristã, dos trabalhos em comum, desfazendo falsos objetivos, interesses pessoais e pré-conceitos;
- criando no grupo um clima positivo de participação e comprometimento;
- integrando elementos que apresentem certa dificuldade de entrega;
- levantando pontos em comum entre os participantes a respeito de suas expectativas, medos e desejos.
 

Material: lápis ou canetas; tiras de papel sulfite (tamanho ¼ de folha) para todos os participantes; caixa com tampa, tendo uma fenda, tipo urna; uma folha de cartolina, cola, caneta Pilot.
 

Estratégia:

1ª. Etapa: acomodar os participantes sentados em círculo. No centro, sobre uma mesa, colocar o material.
Convidá-los a uma atividade e orientar:
- retornando às nossas atividades em grupo e como grupo, vamos planejar e organizar nossa caminhada desse ano de uma maneira especial: cada um vai pensar bem o que gostaria de realizar como participante de um grupo de comunidade que tem como mestre a pessoa de Jesus. O que gostaria, por exemplo, de sugerir como trabalho, como atividade, como estudo, curso, retiros e até passeios, viagens, etc., tudo que considere ser válido para o bem do grupo, e da grande comunidade de Jesus. Vamos pensar e, em seguida, cada um retira da mesa ao centro uma tira de papel, lápis/caneta para escrever o que desejar. Não é preciso assinar, basta escrever a sugestão. Em seguida, dobra o papel e coloca na caixa, “urna”, sobre a mesa.
 

2ª. Etapa: deixá-los à vontade. Ao perceber que terminaram, retomar, orientando-os:
- agora, vamos conhecer as sugestões de todos, mas também de maneira especial: vou passar a caixa e cada um vai retirar um papel e, se for o seu, deve devolvê-lo e retirar outro, certo?
- fazer a distribuição. Em seguida, orientar: agora, cada um vai ler o conteúdo do papel que retirou como se fosse o próprio. Deve apresentar a sugestão escrita com entusiasmo, com ênfase, da maneira como faria com a própria. Convidar a que um deles inicie.
Deixá-los à vontade, mas controlar para que não façam comentários inadequados.
 

3ª. Etapa: ao termino das colocações, propor: 
Agora, utilizando a cartolina disponível, vamos colar as sugestões que como grupo decidirmos assumir. Para isso, cada um deve apresentar a sugestão que considere valida, solicitando a aprovação de todos, de maneira rápida (tipo: quem concorda levanta a mão).  Em seguida de cada apresentação aprovada, solicitar que o/a autor/a da mesma se apresente e cole a sugestão aprovada na cartolina.
Dar sequência de maneira espontânea.
Ao termino, disponibilizar a caneta Pilot caso haja uma nova sugestão ou surja a proposta de complementar as já apresentadas.
 

4ª. Etapa: vamos refletir e conversar sobre o que fizemos e como fizemos. Por exemplo: - como nos sentimos diante da proposta? Como nos sentimos quando ouvimos nossa sugestão apresentada por outra pessoa? O que mais nos tocou? Deixar que se manifestem.
Em seguida concluir: o exercício pode ter nos mostrado que todos nós temos sonhos, ideais, expectativas em relação à comunidade. Temos desejos pessoais, vontade de realizar, de aprender, de doar-se, de crescer, de experimentar a comunhão total que nos trouxe aqui. O ano passa e muitas vezes não somos ouvidos. Outras, não ouvimos com atenção suficiente para perceber o que vai no coração, na mente, enfim, a vontade do outro. Hoje, experimentamos o que o outro tem a dizer. Tivemos em nossas mãos o que o outro idealizou, sonhou, pensou, desejou expressar, partilhar, compartilhar. E ai está o resultado: um projeto nosso. Cada um emprestou aqui algo de si mesmo: um escreveu, outro leu, outro aprovou etc. Aconteceu uma experiência comunitária.
Agora, da mesma forma vamos buscar o caminho para realizar nosso projeto. Vamos passar do sonho para a realidade, da agenda para a vida.
 

Com certeza precisará de alguns ajustes que juntos vamos fazer. E juntos vamos definir tarefas e responsabilidades para cumprirmos com nossa missão.
 

Encerrar com uma leitura bíblica. Sugestão: João 15, 1-17
Abrir para manifestações. Agradecer a participação de todos.
 

Baseada na Dinâmica: Expectativas – do livro: Caminhos de Encontro e Descobertas – de Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro – 6ª. Ed. – Paulus Editora

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on