Série: A Criação/A Criatura - Dinâmica: "O Homem e a Mulher no mundo" - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi
DINÂMICA: "O HOMEM E A MULHER NO MUNDO"
Própria para casais, muito utilizada para pais de crianças em preparação para a 1ª eucaristia, perseverança e Crisma.
“Deus, que, de fato, chamou os esposos ‘ao’ matrimônio, continua a chamá-los ‘no’ matrimônio. Dentro e através dos fatos... dos acontecimentos de todos os dias, Deus vai lhes revelando e propondo as ‘exigências’ concretas da sua participação no amor de Cristo pela Igreja em relação com a situação particular - familiar, social e eclesial - na qual se encontram”. (FC 51)
Objetivo: analisar, dentro da história da Criação, o papel, a vocação e a missão do homem e da mulher no mundo:
- usando o recurso de um texto sugestivo ao tema, levá-los à reflexão da singularidade com que, a mulher e o homem, atuam na vida;
- mobilizando-os a identificar e diferenciar os vários papéis, a vocação e a missão própria de cada um, dentro do contexto histórico, para ressaltar a importância, o valor e o sentido da singularidade de ser mulher – ser homem.
Material: para cada participante: texto anexo, impresso, meia folha de papel sulfite, caneta/lápis; papéis recortados com perguntas impressas, dobrados, caixinha ou saquinho para sorteio das perguntas. Para o Grupo: duas folhas de cartolina, recortes variados de figuras de H e de M, cumprindo seus papéis como profissionais, como pessoas, como casais, como cristãos, etc. Enfim, imagens adequadas ao tema, tesoura, cola, caneta hidrocor preta.
Estratégia:
1º momento: 15 minutos
Propor que se acomodem e convidá-los a participar de um trabalho em grupo.
- Em seguida distribuir o texto impresso, um para cada casal. Sugerir a leitura e reflexão;
- Encaminhar a reflexão ao objetivo sugerido: papel – vocação – missão do homem e da mulher;
- Motivá-los a manifestar-se. Esgotado o tema, propor a tarefa em grupo.
2º momento: 30 minutos
Colocar o material adequado à disposição e propor a elaboração de um cartaz referente ao tema abordado: o papel do H e da M no mundo;
Motivar para que todo o grupo participe.
Deixá-los à vontade. Controlar o tempo.
3º momento: 30 minutos
Ao término do cartaz, solicitar que voltem aos seus lugares e, em seguida, convidá-los a responder algumas questões que serão sorteadas;
- Apresentar a caixinha com as questões, combinar: quem retirar a pergunta, responde, mesmo que seja H e retire uma pergunta de M, da mesma forma se for M e retirar uma questão própria do H. Dessa forma estará possibilitando que Hs e Ms não só percebam suas diferenças ao encarar situações, como também os motivará, com bom humor, a dialogar sobre tais questões.
- ao vivenciar o exercício procure alternar, solicitando a participação de um e de outro, H e M, não necessariamente o casal.
- Para o dirigente: mantenha em mãos uma cópia da relação das perguntas, para acompanhar de maneira adequada as questões e respostas em grupo.
4º momento: 15 minutos
Partilhar com o grupo: pensemos agora em nosso papel como cristãos:
- De que maneira nosso ser cristão contribui para nosso ser H, nosso ser M, no mundo?
- Nossas atitudes como M como H são influenciadas pela nossa vivência cristã?
- De que maneiras têm testemunhado esse ser H e ser M no mundo, nos trabalhos pastorais: catequese, noivos, casais etc. E nas próprias famílias?
- Se desejar associe ao tema da CF/2012 ou utilize uma das reflexões ali propostas para ampliar a reflexão e/ou os questionamentos.
Ao término das manifestações, propor: retomando o cartaz, alguém gostaria de acrescentar alguma figura ou escrever algo?
Deixá-los à vontade.
Encerrar como desejar ou conforme sugestão dos participantes.
Agradecer a participação de todos.
Do livro: Família e Vida: Caminho, Vocação, Missão – Biffi, Sonia, De Chiaro, Rosabel – Paulus Editora.
Texto de apoio: Dinâmica: O Homem e a Mulher no mundo
“Então Deus modelou o Homem com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida e o Homem se tornou um ser vivente.
E Deus criou o homem à sua imagem... e os criou homem e mulher. E Deus os abençoou e lhes disse: “sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra.
... Eu entrego a vocês todas as ervas... todas as árvores... tudo isso será alimento para vocês. E para todas as feras... todas as aves... todos os seres... nos quais há respiração de vida, eu dou a relva como alimento. E Deus viu tudo que havia feito, e tudo era muito bom.” Gn. 1, 27-31
Criação do Mundo
A origem do mundo é manifestação do amor de Deus. Nada foge ao plano que o Criador tem traçado sobre a terra. Seu espírito vital paira sobre todos os seres.
Todo ser criado é contemplado, abençoado e chamado a tomar seu espaço no universo.
Mulher e Homem, Deus os cria para ser os administradores sobre a terra, contemplando-os com vontade, inteligência e poder.
Recebem uma tarefa: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar...” (Gn.1,28)
Ambos são convocados a amar, cuidar, conservar com vida essa criação nova e fraterna. São primícias de um povo. A mulher é estabelecida ao lado do homem, na construção desse povo.
No início a mulher - Eva - aparece como anônima (Gn. 1,26-28). Ambos, homem e mulher se relacionam como seres humanos, em sua pluralidade. São inseridos na obra da criação em plena igualdade.
Na perspectiva de Deus, a tarefa da mulher ao lado do homem é:
- dar a vida: “crescei e multiplica-vos...” (Gn 2,18a);
- melhorar o mundo: “dominai a terra...” (Gn 1,28b)
- ser companheira do homem:... “Não é bom que ele esteja só” (Gn 2,22)
A mulher vem como resposta virtuosa. Foi Deus quem a trouxe. O homem, extasiado diante dela, dorme (Gn 2,21)
Quando está no auge da dominação, o homem (Adão) nada enxerga, não se percebe; o outro (a outra) é ignorado.
Deus marca presença ao seu lado, então ele acorda: “Esta sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem” (Gn 2,23). É a primeira vez que Adão se reconhece como homem. É a mulher que dá identidade ao homem Adão.
Eva, a mãe dos viventes. Dessa mulher brotará a semente da futura caminhada do povo em busca da nova terra. Dessa linhagem nascerá o libertador.
Mulher e homem são criados num modelo diferente, novo, à imagem e semelhança de Deus; são inseridos no universo, recebendo uma vocação: continuar o que o Criador iniciou. Gênesis 1, 31 deixa claro que somente depois que Deus havia criado a pessoa humana vê a obra completa. “Deus viu tudo o que tinha feito: e era bom”. (Gn 1, 31)
A Palavra do Criador, na forma do Espírito na plenitude dos tempos toma a forma humana no ventre das mulheres que geram a vida.
E de uma mulher nasce o Libertador, Jesus Cristo.
Da revista: O mensageiro do Coração de Jesus - Jul/Ago/1990
“Deus, que, de fato, chamou os esposos ‘ao’ matrimônio, continua a chamá-los ‘no’ matrimônio. Dentro e através dos fatos... dos acontecimentos de todos os dias, Deus vai lhes revelando e propondo as ‘exigências’ concretas da sua participação no amor de Cristo pela Igreja em relação com a situação particular - familiar, social e eclesial - na qual se encontram". (FC 51)
MATERIAL – Dinâmica: O Homem e a Mulher no mundo
Recortar em tiras do mesmo tamanho e largura, dobrar e colocar em uma caixa ou saquinho para utilizar no sorteio, conforme estratégia proposta.
Qual o papel principal da M?
Qual o papel principal do H?
O Que o H precisa da M para realizar plenamente seu papel?
O que a M precisa do H para realizar plenamente seu papel?
Cite algo que não deve mudar.
Cite algo que deve mudar.
Complete: a sociedade necessita que a M realize especificamente...
Complete: a sociedade necessita que o H realize...
A M busca parceria no H para...
O H busca parceria na M para...
A família pede para a M que...
A Igreja pede para a M que...
A família pede para o H que...
A Igreja pede para o H que...
Como H, complete: não posso deixar de transmitir ao meu filho...
Como M, complete: não posso deixar de transmitir ao meu filho...
Como H complete: em minhas orações peço a Deus...
Como M complete: em minhas orações peço a Deus que...
Como H, complete: não posso deixar de transmitir a minha filha que...
Como M, complete: não posso deixar de transmitir a minha filha que...
Como H, como falaria de Deus a meus filhos...
Como H, como falaria de Nossa Senhora a meus filhos...
Como M, como falaria de Deus a meus filhos...
Como M, como falaria de Nossa Senhora a meus filhos....