Cadastre-se para receber novidades
Dinâmicas para grupo » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Outras Dinâmicas » Vivência: “JOGO DE PERGUNTAS -...
A↑AA↓

Vivência: “JOGO DE PERGUNTAS - SIM OU NÃO" - Rosabel De Chiaro e Sonia Biffi

Por: Família Missionária

Especialmente idealizada para recém-casados pode ser utilizada também para reuniões descontraídas com casais em etapas um pouco mais avançadas em seu relacionamento. Por ser uma vivência não deve haver interferência do animador na participação do casal. Observe e estimule o grupo. Tempo: 70’.

Objetivo: motivar os casais a refletir e conversar a respeito da sua postura pessoal na convivência familiar:

- propondo perguntas rotineiras e solicitando respostas objetivas, levá-los a perceber as diferentes manifestações de comportamento de um e de outro;

- incentivando o respeito à individualidade de cada um dentro do relacionamento familiar e convidando-os a refletir em atitudes como: a maneira de responder às diversas situações, a maneira de planejar e realizar tarefas, etc.

- estimulando, pela atividade lúdica, a compartilhar expectativas, gestos, atitudes e necessidades mútuas.

Material: para o grupo: um jogo de perguntas (modelo anexo); uma caixa com fichas ou palitos (para contagem dos pontos) suficiente para todos. Para cada participante: dois cartões impressos: um com a palavra SIM, outro com a palavra NÃO.

Estratégia: 1º momento: 10 minutos

Convidar os casais a participar de uma atividade, solicitar que se acomodem sentados, em círculo, de preferência no chão ou ao redor de uma mesa. Sugerir que prestem atenção e iniciar apresentando o material: um jogo tipo de baralho, com as perguntas impressas, uma caixa com as fichas ou palitos para contagem dos pontos e os cartões SIM e NÃO. Colocar o baralho e a caixa de fichas ou palitos no centro do círculo (ou mesa), distribuir os cartões impressos SIM e NÃO para cada participante e propor: “As situações rotineiras estão em jogo e perguntas simples, que refletem sobre a convivência familiar, estarão em aposta no centro do círculo (ou mesa). Devemos responder as perguntas fazendo uso dos cartões, escolhendo o SIM ou o Não, colocando à nossa frente, com certo destaque, o cartão que melhor represente nossa resposta. O cartão deverá ser colocado com a palavra/resposta virada para baixo, de forma que os participantes não descubram as respostas um do outro. Terminado o tempo para escolher a resposta, cada casal vai checar as próprias. Cada vez que a resposta do casal empatar, isto é, for a mesma, o casal marca um ponto e recebe uma ficha ou palito que deve guardar para a posterior contagem dos pontos. Ganha o casal que demonstrar maior coerência nas respostas, marcando assim, maior número de pontos. As perguntas deverão ser feitas alternadamente: uma rodada para as mulheres, que deverão colocar seu cartão resposta antes dos homens; outra para os homens que então, colocarão seu cartão antes das mulheres, mas todos deverão participar em todas as rodadas. “É proibido falar durante a jogada.” Se o animador desejar pode escolher um dos participantes ou solicitar um voluntário de cada vez para comandar uma rodada do jogo. Este deverá ler para o grupo a pergunta proposta na carta do baralho, conferir os resultados com o grupo e distribuir as fichas ou palitos para os pontos ganhos, mas também participar do jogo. Importante: antes de iniciar, verificar se há dúvidas e comunicar: “Este jogo é recomendado a casais bem humorados e que demonstrem interesse em aprimorar a qualidade de sua convivência familiar. Participem deste desafio de maneira descontraída e aproximem-se ainda mais de seu/sua companheiro/a.

 2º momento: 30 minutos

Iniciar o jogo. Estimular. Controlar o tempo. Caso o grupo seja grande pode ultrapassar o tempo, se estiver animado deixe o grupo prosseguir.

3º momento: 20 minutos

Terminado o jogo o animador anuncia o resultado, pede aplausos ao/s vencedores. Em seguida propõe que cada casal passeie pelo espaço disponível ou se acomode em um local, sugerindo que conversem a respeito das propostas vivenciadas: - como foi, para cada um, responder as perguntas sugeridas? - o que cada um percebeu em si mesmo e no outro? - como cada um recebeu a resposta, a dúvida e a certeza do outro? - que pergunta você gostaria que fosse sugerida pelo jogo? Aproveite e faça-a a seu/sua parceiro/a. Deixá-los à vontade, controlar o tempo

4º momento: 10 minutos

Sugestão ao animador de fechamento adequado ao tema. Convocá-los a que retornem. Acomodá-los em círculo, se possível, sentados, e propor a leitura de um texto bíblico como reflexão para encerrar os trabalhos. Solicitar um voluntário, utilizar a Bíblia e citar as referências: Mt 6,19-24 “A escolha fundamental”. Ao término agradecer o/a leitor/a. Abrir para comentários: se entenderam a mensagem e qual sua relação com o que acabamos de vivenciar. Depois das manifestações, se necessário e conveniente complemente: “hoje, com essa atividade nós brincamos, descobrimos opiniões, ganhamos, perdemos, e vivenciamos uma bela experiência: falar de nós mesmos e um pouquinho de Deus.

Descobrimos alguns desafios da nossa caminhada como pessoa e como casal. Sabemos que nessa caminhada temos que fazer “escolhas”, são elas que determinam o que e como somos. Consciente ou inconscientemente, todo homem, toda mulher, tem na vida um valor fundamental, que determina e orienta suas escolhas. O próprio conviver do Eu e do Você é escolha consciente, decisão do amor que solicita à convivência. Não furta, porém, o ser “aí e assim” de um e de outro, antes nele se agrega vivenciando seu reino de valores, participando de sua história, criando espaços para conviver com seu passado, seu presente e seu futuro. Por isso essa coexistência exige a sabedoria das atitudes, solicita avaliar suas consequências, pois cada pessoa é o próprio valor fundamental da família.

Possuímos uma essência e nela está a consciência, que nos dita, instintivamente, valores e atitudes, para assumirmos a nossa existência. Na própria convivência familiar descobrimos nossos valores, aprendemos os que são fundamentais e exercitamos no compartilhar os sentimentos que revelam valores essenciais. Para os que têm fé, “Deus” sintetiza a fonte de todos os valores absolutos, que nomeamos de “bens elevados”. Ver esse “Deus” na pessoa de cada um é o passo para nossas escolhas decisivas. Fundamental é definir, em nós mesmos, o sentido de “bens elevados”, para não desperdiçarmos a oportunidade de “investir” na riqueza que realmente almejamos: nossa família. - Encerrar, agradecendo a participação de todos e sugerindo que, se desejarem, continuem conversando em casa sobre os valores fundamentais diante do projeto de vida de cada um, incluindo a presença de Deus.

 Do livro: Nós, Eu e Você - Dinâmicas e Vivências para Recém-Casados - de Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro - Paulus Editora - 2002

Modelo do Jogo de Perguntas Cartões resposta: confeccionados em papel cartão, cor única, tamanho 10X10 cm. aproximadamente, com as palavras SIM e NÃO impressas em cartões separados. Fichas ou palitos para contagem dos pontos, à escolha do animador. Baralho confeccionado em papel cartão, cores à escolha, tamanho único, proporcional ou adequado às necessidades, com as perguntas impressas ou escritas à mão, com clareza.

Sugestões de perguntas:

Você fala tudo o que sente?

Você percebe a dificuldade do outro em transmitir uma verdade?

Após uma discussão, de imediato, você se afasta do outro?

Você tem uma pontinha de ciúmes dos amigos de seu/sua companheiro/a?

Seus amigos têm espaço no relacionamento de vocês?

Você conserva suas amizades sem perder sua privacidade e identidade de casal?

Você é ciumento/a?

Você tem dificuldades em dividir-se, amistosamente, nas datas festivas entre a sua família e a dele/a?

Você mantém convivência periódica com a sua família?

Você mantém convivência periódica com a família dele/a?

Você cobra mais do que ele/a? Você é mais organizada/o do que ele/a?

Você é mais calada/o do que ele/a?

Você valoriza uma amizade? Você costuma atrasar-se?

O atraso do outro o incomoda? Você é evasivo/a? Você divide seus planos com ele/a?

Você o/a convida para sair sem levar seus filhos ou outras pessoas?

Você sabe o que ele/a não gosta de comer?

Você sabe se ele/a aprecia a cor verde?

Você daria a ele/a um livro como presente?

Você gosta de brincadeiras?

voltar

© Todos direitos reservados - Familia Missionária. design by ideia on